Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Esportes

Cidade: ANGRA DOS REIS


esporte: ESPORTES NÁUTICOS

Devido às características de baía da região de Angra dos Reis, não existem muitos pontos para a prática do surf. Contudo, as poucas opções tem boas ondas e a exuberância de Angra ao fundo.

Continente – Praia Brava, Mambucaba

Ilha da Gipóia – Praia Grande e Praia de Fora

Ilha Grande – Lopes Mendes, Santo Antônio (ao lado de Lopes Mendes), Aventureiro.

esporte: ESPORTES NÁUTICOS

A Baía de Angra dos Reis, ou Baía de Ilha Grande é um dos principais núcleos de mergulho do país. Suas águas claras abrigam mais de 50 pontos de mergulho, entre ilhas, costões, lajes e naufrágios, e atraem turistas do Brasil inteiro. Além da fauna marinha exuberante, as águas calmas são ideais para quem se inicia no esporte. Angra dos Reis abriga diversas empresas de mergulho, e a maioria dos resorts oferece este serviço.

Ilha das cobras, Ilha de Búzios: As ilhas de Búzios e Cobras são relativamente semelhantes, pois o mergulho é realizado nos parcéis que estão junto a estas ilhas. São pedras sobrepostas formando passagens, numa profundidade que varia entre 4 e 12 metros.

Ilha do Brandão, Ilha Redonda, Ilha da Josefa, Ilha do Papagaio: Nas ilhas do Brandão, Redonda, Josefa e Papagaio o mergulho é feito em costão. onde pode-se observar uma grande quantidade de esponjas, corais e peixes multicoloridos de pequeno porte. A profundidade varia em torno de 0 e 8 metros.

Laje dos Coronéis e Parcel dos Coronéis: O Parcel dos Coronéis é um dos pontos mais belos da Baía de Angra dos Reis. A sua formação de passagens cria um verdadeiro labirinto. Com uma profundidade que varia entre 8 e 30 metros, este ponto só permite a prática do mergulho autônomo. É necessário mais de um dia para conhecer toda a beleza do local.

Ilha Imboassica, Ilhas Queimadas (grande e Pequena) e Laje Zatim : A grande quantidade de corais, esponjas e peixes de pequeno porte são as principais características destes pontos de mergulho, feito em costão. A profundidade varia entre 0 e 12 metros.

Ilhas Botinas e Ilha dos Porcos: Cartões postais de Angra dos Reis, estes pontos são excelentes para a prática do snorkel e autônomo. Com profundidade entre 0 e 8 metros e águas muito claras.

Laje Preta : Mais um ponto de mergulho em costão. Profundidade variando entre 4 e 12 metros, a partir daí a água se torna muito fria e escura.

Naufrágio Bezerra de Menezes e Laje dos Homens: O vapor Bezerra de Menezes naufragou na Baía de Angra dos Reis, no ano de 1860, nas proximidades da ponta da cidade.

Naufrágio Pinguino: Cargueiro Panamenho de 70 metros, afundado em 1967, ainda permanece inteiro e permite ao mergulhadores passear por seus compartimentos( 3 porões, sendo 2 de vante e 1 de ré, praça de máquina e cabine de comando). É um dos pontos mais procurados em Angra dos Reis. A profundidade varia em torno de 15 a 20 metros.

Naufrágio Califórnia: Navio Brasileiro naufragado em 1866, na enseada de Araçatiba, próximo a Praia Vermelha na Ilha Grande.

Laje de Matariz : Tem como principal atrativo um helicóptero afundado. Sua profundidade varia entre 6 e 10 metros.

esporte: ESPORTES NÁUTICOS

Ao contrário do surf, a região de Angra é muito propícia para a prática do Ski e jet ski. Como dica, um dos melhores pontos é a baía da Ribeira, totalmente abrigada por Ilhas e pelo continente extremamente recortado.

esporte: ESPORTES NÁUTICOS

Angra dos Reis possui uma boa frota de veleiros de todos os tamanhos. Passam por ela importantes Regatas Nacionais, sempre com clima festivo e de confraternização.
O vento é mais constante no inverno, outono e primavera. No verão a vez é mesmo dos lancheiros que enchem o mar de Angra de marolas e de pressa.

esporte: MOUNTAIN-BIKE

Angra dos Reis possui várias corredeiras com rios rasos que possibilitam a atividade de trilhas tanto de moto quanto de Bike.

Outra excelente opção é dar a volta na Estrada do Contorno. O percurso é fácil mas belíssimo.

Já na Ilha grande existem 3 percursos propícios a este esporte:
- Abraão - Dois Rios: 14 km de estrada.
- Abraão - Saco do Céu: 10 km.
- Palmas - Saco das Palmas - Aroeira - Lopes Mendes: 8 km.

esporte: PESCARIA ESPORTIVA

A baía de Angra dos Reis tem bons pontos para pesca de linha e vara. Abaixo alguns pontos onde mais se pratica esta atividade.

1 - Baía da Ribeira – entre a Ilha do Murta e a Ilha do Arroz
2 - Parte externa da Ilha dos Porcos
3 - Píer da Petrobrás (necessário autorização)
4 - Ilha Redonda (ao lado das Botinas)
5 - Monumento do Aquidabâ (na Ponta Leste)

Ilha Grande

6 - Ilha do Meio
7 - Ilha do Pau a Pino
8 - Ponta Castelhanos
9 - Pta. Lopes Mendes
10 - Pta. Cavalinho
11 - Pta. Andorinha
12 - Pta. Parnaioca
13 - Ilha do Meros
14 - Pta. do Acaiá.

esporte: RAFTING

Angra conta com algumas corredeiras de volume razoável, e uma delas, a do Rio Mambucaba oferece boas emoções com dificuldade moderada. Uma descida agradável para quem já pratica, e não tão radical para quem está começando. A Mambo Jungle oferece esta e outras atividades para os interessados em aventuras.

esporte: TREKKING

TRILHAS NA ILHA GRANDE

TRILHA 1 - CITURÃO DO ABRAÃO
Distância - 1700 a 1900 metros
Duração - 1h a 1h30
Atrativos - Uma trilha fácil e muito movimentada, pois passa por diversos pontos turísticos da região tais como: A Praia Preta, o Lazareto, o aqueduto e o poção.

TRILHA 2 - AQUEDUTO -SACO DO CÉU
Distância - 5800 a 6000 metros
Duração - 3h a 3h30
Atrativos - Trilha bem selvagem passando por diversas praias até o belíssimo Saco do Céu.

TRILHA 3 - SACO DO CÉU - FREGUESIA DE SANTANA
Distância - 3800 a 4000 metros
Duração - 2h a 2h30
Atrativos - Passa pela vila de Japariz e outras praias. Possui uma bela vista para o continente, sendo o ponto da ilha mais próximo dele.

TRILHA 4 - FREGUESIA DE SANTANA - BANANAL
Distância - 2700 a 3000 metros
Duração - 2h a 2h30
Atrativos - Os maiores atrativos estão nas pontas, a Freguesia de Santana é um complexo de praias onde se encontra a bela Igreja de Santana. O Bananal é uma vila bem movimentada.

TRILHA 5 - BANANAL - SÍTIO FORTE
Distância - 4800 a 5000 metros
Duração - 3h30 a 4 horas
Atrativos - Passa por diversas e belíssimas praias, entre elas a de Matariz. O Sítio Forte é um abrigado porto para embarcações. O verde musgo do mar de Angra tem aqui um de seus melhores representantes.

TRILHA 6 - SÍTIO FORTE - PRAIA GRANDE DE ARAÇATIBA
Distancia - 6000 a 6200 metros
Duração - 4 horas
Atrativos - Passa pelas praias Tapera, Ubatubinha, Longa e finalmente a Grande de Araçatiba. Araçatiba é uma vila muito movimentada e explorada turisticamente. Não deixe de comer uma porção de camarões ou mexilhões no bar do Carlinhos.

TRILHA 7 - PRAIA GRANDE DO ARAÇATIBA - GRUTA DO ACAÍA
Distância - 5200 a 5400 metros
Duração - 3h a 3h30
Atrativos - Três belas praias no caminho, Araçatiba (também conhecida como Araçatibinha, Itaguaçu e a singela Vermelha. A parte que leva à Gruta do Acaía está dificuldada devido à falta de manutenção da Gruta, que pode torna-la pouco segura. É possível ir até lá mas aconselhamos a utilização de guias.

TRILHA 8 - PRAIA GRANDE DE ARAÇATIBA - PROVETÁ
Distância - 4500 a 4700 metros
Duração - 2h30 a 3h
Atrativos - Trilha tranqüila mas um pouco cansativa. O Provetá é uma vila evangélica com poucos atrativos. Serve mais como passagem para as praias oceânicas do Aventureiro, do Sul e do Leste.

TRILHA 9 - PROVETÁ - AVENTUREIRO
Distância - 3500 a 3700 metros
Duração - 3h a 3h30
Atrativos - A única coisa realmente interessante nesta trilha é a bela vista para a Praia do Provetá no início da trilha. Na chegada também é possível ver as belas do Sul e do Leste, mas muito cobertas pela vegetação. Prepare o fôlego, são duas horas de subida íngreme. Mas a Praia do Aventureiro recompensa qualquer esforço.

TRILHA 10 - ABRAÃO - MANGUES / POUSO
Distância - 5800 a 6000 metros
Duração - 2h30 a 3h
Atrativos - A trilha sobe e desce muitas vezes, por isso requer bom preparo. Em compensação pode se apreciar belas vistas nos pontos mais altos, principalmente o primeiro deles que exibe a enseada do Abraãozinho.

TRILHA 11 - MANGUES/POUSO - LOPES MENDES
Distância - 1000 a 1200 metros
Duração - 40 min.
Atrativos - Trilha curta e com poucos pontos de dificuldade, dá acesso a uma das mais belas praias da Ilha Grande, a Lopes Mendes. Pouco antes da descida final existe uma bifurcação à direita que leva a pequena mas belíssima praia de Santo Antônio.

TRILHA 12 - MANGUES/POUSO - FAROL DOS CASTELHANOS
Distância - 5800 a 6000 metros
Duração - 3h a 3h30
Atrativos - Passa por bonitas praias pouco visitadas, por não ser um roteiro turístico tradicional, ainda mais que a visita ao Farol é restrita. Em todo caso, com jeito ou com a ajuda de moradores da região é possível convencer o administrador do belo Farol a deixa-los apreciar a vista no extremo leste da Ilha.

TRILHA 13 - ABRAÃO - PICO DO PAPAGAIO
Distância - 5700 a 5900 metros
Duração - 3h30 a 4h
Atrativos - Não é necessário dizer que a vista lá de cima é divina. Vá e comprove.

TRILHA 14 - ABRAÃO - DOIS RIOS
Distância - 6800 a 7000 metros
Duração - 2h30 a 3h
Atrativos - Apesar da distância, é uma das trilhas mais fáceis da Ilha por ter sido o acesso oficial ao extinto presídio da Praia de Dois Rios. Ainda hoje existe trânsito de automóveis entre as duas vilas, pois hoje em dia funciona um campus de pesquisa da Universidade Estadual do Rio de janeiro por lá.

TRILHA 15 - DOIS RIOS - CAXADAÇO
Distância - 4100 a 4300 metros
Duração - 2h a 2h30
Atrativos - Trilha pouco visitada, leva a uma das mais isoladas praias da Ilha Grande, a do Caxadaço.

Voltar

PUBLICIDADE