Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Esportes

Cidade: PIRAJU


esporte: CANOAGEM

Criado pelos esquimós para vencer as águas geladas do Ártico, o caiaque chegou ao Brasil como um dos meios de transporte favoritos de quem gosta da natureza. Com um remo de duas pás, os atletas descem corredeiras, desviam de pedras e chegam a recantos que nem uma outra embarcação alcançaria. Assim como no rafting, as corredeiras são classificadas em níveis de dificuldade: de 1 a 3 (para iniciantes) e de 4 a 5 (para atletas experientes). Como as eventuais viradas são inevitáveis, uma das primeiras manobras aprendidas é o rolamento, que devolve o caiaque à posição correta. Também nessa modalidade são disputados aqui em Piraju, os Campeonatos Paulista e Brasileiro. Em Março de 2002 foi inaugurada em Piraju, a primeira Escola de Canoagem do Brasil, com a presença do campeão Lars Grael.

Equipamento: o caiaque pode ser de poliéster reforçado com fibra de vidro, resina epóxi, fibra de carbono ou plástico injetado. Remo, saia impermeável, colete e capacete.

esporte: ESPORTES NÁUTICOS

MERGULHO: Ver os peixes de perto, sentir-se flutuando no espaço, procurar restos de navios naufragados. O mergulho abriu aos seres humanos a porta para um mundo completamente diferente. A atividade é dividida basicamente em duas modalidades: livre e autônomo. Na primeira, basta flutuar sobre recifes de coral para aproveitar as maravilhas do mundo subaquático - por isso qualquer um pode praticar. Já a segunda exige curso especializado, pois utiliza garrafas de ar comprimido que permitem ficar horas submerso, além, é claro, de ir muito mais fundo. Há pouco tempo foi descoberto em Piraju, um local para prática de mergulho, onde a visibilidade é de 4 a 5 metros, o local é chamado de "Pedrinha".

Equipamento: para o mergulho livre, apenas máscara, nadadeiras e snorkel. Para o autônomo é preciso também roupa de neoprene, colete regulador, cilindro, regulador, manômetro, faca, lanterna e bússola

esporte: MOUNTAIN-BIKE

Em bicicletas adaptadas para enfrentar lama, buracos e subidas, os praticantes de mountain bike desfrutam de um contato íntimo com a natureza. Geralmente em grupos, eles sobem morros, atravessam riachos e embrenham-se em florestas sem precisar descer da bike.

Equipamento: bicicleta de alumínio ou outra liga leve com pelo menos 18 marchas, capacete com queixeira, bermuda longa e macia para evitar assaduras, sapatilhas, luvas, óculos escuros, garrafinha de água, câmara de pneu, bomba de ar e kit de reparos.

esporte: OFF-ROAD

A cidade é propícia a este esporte.

esporte: RAFTING

Descida por rios com corredeiras a bordo de botes infláveis de borracha. No Brasil, a modalidade mais comum é a paddle, em que todos os tripulantes ajudam a remar. O nível de dificuldade vai de 1 a 6, mas iniciantes, já podem encarar, depois de um rápido treinamento, corredeiras até nível 3, fortes o bastante para proporcionar muitos gritos de emoção. Um instrutor deve sempre estar presente em cada bote para dar os comandos. Piraju é privilegiado nesse esporte, pois é cortado pelo Rio Paranapanema, onde existem corredeiras, sendo disputados Campeonatos Paulista e Brasileiro.

Equipamento: bote inflável de borracha, capacete, colete, remo, cabos de resgate, botinhas de neoprene e saco-estanque para levar comida.

esporte: RAPEL

Para quem sabe fazer rapel, precipício nenhum impede a continuação de uma trilha. Pelo contrario. Os praticantes do esporte estão sempre à procura de paredões íngremes, grutas e despenhadeiros para se exercitar. Criada pelos alpinistas, a técnica consiste em deslizar por uma corda, usando um freio para controlar a velocidade da descida. O freio é preso à cadeirinha que serve de apoio ao atleta pelo mosquetão, uma argola resistente e fácil de fechar. Já a descida por rios e cachoeiras usando rapel nos trechos mais inclinados ganhou o nome de canyoning. Em Piraju existe inúmeros locais para a prática desse esporte, devido sua topografia ser montanhosa.

Equipamento: corda de náilon, cadeirinha, freio para controlar a velocidade de descida, mosquetão, capacete e tênis de escalada.

esporte: TREKKING

Trata-se da conhecida caminhada, mas se aplica especialmente às trilhas mais longas que, em geral, levam a alguma atração natural, como uma cachoeira ou um pico de onde se tem uma vista bonita. Pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que o limite de cada um seja respeitado. É o esporte de natureza mais difundido no Brasil, pois não exige praticas especiais nem muitos equipamentos. Em Piraju existe várias trilhas ainda não demarcadas.

Equipamento: botas para caminhada, cantil, roupas confortáveis, mochila, lanterna, meias especiais para evitar bolhas, boné, repelente e bússola.

Voltar

PUBLICIDADE