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FRUTAS QUE ALIMENTAM E PROTEGEM SUA SAÚDE

FRUTAS QUE ALIMENTAM E PROTEGEM SUA SAÚDE

Veja o que colocar na sacola para enfrentar todas as estações do ano de bem com a saúde.


 

Frutas da estação são boas aliadas para fortalecer o sistema imunológico. O ideal é o consumo de cinco porções ou 500 gramas por dia.

 

Tipo Antioxidante: MORANGO, FRAMBOESA E MAÇÃ

 

Propriedade: Retardam o envelhecimento das células e combatem os radicais livres que desencadeiam doenças degenerativas como o câncer. Os morangos e todos os alimentos de coloração avermelhada possuem uma substância natural chamada licopeno que entre outras ações protege a próstata. Contam ainda com protoantocianidina, substância que fortalece os vasos sanguíneos e limpa toxinas do corpo. A maçã, além de antioxidante, aumenta as defesas do organismo. Para o efeito ser completo, é importante consumir as cascas da maçã e de todas as outras furtas em que isso seja possível.

 

Tipo Gorduras do bem: ABACATE

 

Propriedade: Apesar de calórico, não é nenhum vilão.

Cerca de 85% das calorias dessa fruta provêm das gorduras monoinsaturadas, que limpam as artérias e melhoram a saúde do coração. Além disso, essas gorduras contribuem para reduzir o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom (HDL).

 

Tipo Energéticas: BANANA, GOIABA E MANGA

 

Propriedade: Formam um trio indispensável para quem não quer perder o pique. A banana é ótima para quem pratica exercícios, pois é fonte de carboidratos e potássio. A goiaba tem vitaminas A, B1, C, Ferro, Potácio, cálcio e licopeno. E a manga tem efeito expectorante, ideal para quem quer evitar tosses, além de vitamina A, B e C.

 

Tipo Digestivas: UVA, LARANJA E ABACAXI

 

Propriedade: Duas ótimas opções para digestão. Elas ainda melhoram a circulação e desintoxicam. As uvas hidratam e combatem o ressecamento da pele e dos cabelos. Já a laranja, fonte de vitamina C, protege contra gripes e resfriados além de conter fibras e outros nutrientes. O abacaxi auxilia na digestão de gorduras e também é indicado nas gripes, pois ajuda o corpo a expectorar.

 

Tipo Fortificantes para ossos e sangue: CAQUI

 

Propriedade: A fruta contém 80% de água, além de fibras, minerais como cálcio e ferro e o licopeno. Ajuda no funcionamento do intestino, fortalece os ossos e auxilia na produção de glóbulos vermelhos, as células vermelhas do sangue que levam o oxigênio até os órgãos e tecidos.

 

 

Fonte: Dra. Andréa Juski de Oliveira - Nutricionista.

 

 

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