Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Notícias

TURISMO BUSCA EXPANDIR OS CONCEITOS DA SUSTENTABILIDADE

TURISMO BUSCA EXPANDIR OS CONCEITOS DA SUSTENTABILIDADE

O potencial turístico nacional tem sido cada vez mais explorado.


 

Grandes metrópoles globais, praias paradisíacas, cidades históricas e as paisagens naturais são apenas alguns dos destinos buscados por turistas no Brasil. Esse mercado, de acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), movimentou no país 184 bilhões de reais apenas em 2007.

 

Para a Organização Mundial de Turismo (OMT), agência das Nações Unidas voltada para questões de políticas turísticas, turismo sustentável pode ser definida como "aquele ecologicamente suportável em longo prazo, economicamente viável, assim como ética e socialmente eqüitativo para as comunidades locais".

 

Miriam Duailibi, ambientalista e jornalista, é presidente do Instituto Ecoar, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), voltada para a educação ambiental explica que os conceitos ligados ao turismo sustentável não devem ser apenas aplicados ao turismo de aventura ou ao rural. "Trata-se de um conjunto de atitudes que devemos adotar em todas as nossas viagens, seja ela paro o campo, seja para grandes metrópoles". Dentre as práticas citadas por Miriam, destaca-se:

 

. Utilizar da melhor forma os recursos ambientais locais;
. Parceira entre governo, iniciativa privada, Terceiro Setor e comunidade;
. Respeitar as peculiaridades da comunidade local;
. Assegurar a viabilidade econômica de uma operação de longo prazo, proporcionando benefícios socioeconômicos igualmente distribuídos;
. Promover a participação consciente de todos os stakeholders relevantes ao processo;
. Manter o alto nível de satisfação do turista assegurando uma experiência significativa, elevando a conscientização sobre a sustentabilidade e promovendo praticas sustentáveis entre os turistas;
. Turismo sustentável é um processo contínuo e requer monitoramento constante dos impactos no destino.

 

Ciclo de Cursos - Uma forma de difusão e conscientização desses conceitos é o curso promovido pelo Instituto Ecoar no próximo dia 25 de outubro. Com oito horas de duração o curso Turismo Sustentável tem como público-alvo profissionais da área de turismo, turistas, viajantes e estudantes interessados em atuação responsável. Apresentado por Miriam Duailibi, o curso tem o programa abaixo:

 

. Princípios básicos da sustentabilidade;
. Compreendendo as Mudanças Climáticas Globais;
. Novas posturas requeridas pelas mudanças globais: repensando a produção, o consumo e o descarte;
. Turismo Sustentável;
. O papel do trade e dos turistas;
. Tecendo redes de turismo cidadão e responsável.

 

Parceria Brazilian Adventure Society - O Instituto Ecoar firmou com a Brazilian Adventure Society, associação voltada para a promoção e o incentivo do turismo responsável de aventura, uma parceria que oferece aos seus associados 50% de desconto em todos os cursos promovidos pelo Ciclo de Cursos do Instituto Ecoar. Para receber o desconto, os associados devem se identificar informando seu número de inscrição na Brazilian Adventure Society.

 

Sobre a BAS http://www.bas.org.br/.

 

Ciclo de Cursos - Desde julho o Instituto Ecoar promove uma série de cursos ligados à educação ambiental e à cidadania. O objetivo do "Ciclo de Cursos" é propor uma reflexão sobre as diversas maneiras de interação entre o homem e o ambiente de maneira responsável e sustentável. Confira a grade completa dos cursos.

 

. Mudanças climáticas e seqüestro de CO2 - 25 de julho.
. Ambiente Urbano e Sustentabilidade - 15 e 16 de agosto.
. Alfabetização Ecológica - 29 de agosto.
. Metodologias Participativas e Elaboração de Projetos - 12 e 13 de setembro
. Gestão Tributária e Fiscal para Organizações não Governamentais - 26 de setembro.
. Turismo Sustentável - 25 de outubro
. Meio Ambiente e Cultura de Paz - 07 de novembro.

 

Informações: fale@ecoar.org.br

 

 

Referência: Mercado e Eventos

 

 

Voltar

PUBLICIDADE