Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Notícias

PARATUR PROMOVE 4ª FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO DA AMAZÔNIA

PARATUR PROMOVE 4ª FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO DA AMAZÔNIA

... “Estratégia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal”, “Conhececendo e preservando as culturas indígenas”, “Uma experiência de turismo ...


 

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) promove a 4ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), no período de 04 a 07 dezembro de 2008, no Hangar - Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém. Este ano, a temática do evento será "Turismo e a Sustentabilidade na Amazônia". O principal objetivo do evento é integrar os diferentes produtos e serviços da atividade turística dos Estados e países que compõem a Pan-Amazônia, para ampliação, promoção e comercialização destes destinos junto aos demais mercados emissores nacionais e internacionais.

 

A FITA é uma promoção do governo do Estado do Pará, por intermédio da Paratur, com apoio do Ministério do Turismo. A feira é considerada a grande oportunidade para que o trade mundial possa conhecer a oferta de produtos e serviços turísticos de diferentes segmentos existentes na região amazônica. A programação inclui ciclo de palestras, workshops, mesas-redondas, Bolsa de Negócios, além de reunir centenas de expositores de vários Estados e países. São esperados mais de 18 mil visitantes durante os quatro dias de encontro.

 

A FITA se caracteriza por ser voltado para operadores e agentes de viagens; representantes de empresas de transporte; hoteleiros; órgãos oficiais de turismo; imprensa especializada; profissionais do setor; professores e estudantes. Para participação na Bolsa de Negócios são esperados 100 agentes de turismo e hotéis, sendo 40 nacionais e 60 internacionais. Além disso, a Paratur promove também a vinda ao Estado jornalistas de grandes veículos do Brasil e do exterior, por meio do programa Press-Trip. Ao todo serão 31 profissionais de imprensa fazendo a cobertura do evento.

 

Na programação, as palestras também merecem destaque. Entre elas, "Água, o bem maior da Amazônia", ministrada pelo israelense Eyal Yaffe; "Ecomuseu: na perspectiva do turismo de base comunitária", proferido pela coordenadora do Ecomuseu do Quarteirão (RJ), Odalice Priosti; "A água como estratégia de desenvolvimento mundial", que será realizada pelo norte-americano, Richard Dick Hellman; "Turismo Rural" apresentado pelo também israelense Ilan Ben-Josef; e "Lei Geral do Turismo", que ficará a cargo de Ricardo Moesch.

 

Além das palestras, também serão realizadas oficinas e mesas-redondas sobre temas como "Ética nos Negócios", "Estratégia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal", "Conhececendo e preservando as culturas indígenas", "Uma experiência de turismo educativo na Amazônia", "Ecoturismo de base comunitária", entre outras.

 

De acordo com a presidente da Paratur, Ann Pontes, a FITA 2008 destacará questões relativas ao meio ambiente, fundamentais no processo de desenvolvimento sócio-econômico da Amazônia. "A questão ambiental estará presente nas palestras e oficinas da Feira, possibilitando aos que lidam direta ou indiretamente com a atividade turística; bem como ao público em geral, a tomada de consciência quanto à responsabilidade de todos para a preservação sócio-ambiental da região amazônica", afirma.

 

A Paratur também promoverá uma campanha de Natal. Os interessados podem contribuir voluntariamente com a doação de brinquedos, que posteriormente, serão entregues para crianças acolhidas em abrigos indicados pela Vara da Infância e Juventude.

A FITA ainda reserva atrações culturais ao longo dos quatro dias do evento. Na abertura do dia 04, o show "Pará", que foi apresentado pela Paratur na França, durante a Feira de Bressuire, em março deste ano. As duas grandes atrações da primeira noite de evento são as bandas La Pupuña e Arraial do Pavulagem. Enquanto que, na sexta-feira (05), o público apreciará o som da Amazônia Jazz Band e toda a alegria, do rei do carimbó, Pinduca, cantando seus grandes sucessos.

 

No sábado (06), a principal atração da noite é o grupo Guitarradas do Pará. Já para o dia 07, última noite de evento, haverá apresentação do Boi Veludinho, Palhaços Trovadores, grupo folclórico Sabor Marajoara e grupo cultural Tucuxi. As bandas Tecnoshow e Sayonara encerram a programação de espetáculos da FITA 2008.

Serviço: - Outras informações podem ser obtidas no site do evento www.fitamazonia.com.br. Os interessados em se inscrever para palestras, mesas-redondas e workshops devem procurar pela organizadora Sinergia Eventos, por meio dos telefones: (0xx91) 3249-2260 / (0xx91) 3249-2561.

 

 

 

 

Referência: Por Israel Pegado / Paratur - Agência Pará.

 

 

 

 

 

Voltar

PUBLICIDADE