Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Dicas

DICAS PARA UMA CAMINHADA CONFORTÁVEL E EFICIENTE

DICAS PARA UMA CAMINHADA CONFORTÁVEL E EFICIENTE

Andar a pé é um ato simples, porém importante para a saúde.


 

Andar a pé é um ato simples, porém importante para a saúde. Essa atividade tão comum traz muitos benefícios no sistema cardiovascular, diminuindo os riscos e problemas causados por obesidade e sedentarismo com cardiopatias, diabetes, entre outros.


A caminhada já apresenta benefícios nas pessoas que praticam de 30 minutos à um hora,  de 3 à 6 vezes por semana.


A escolha do tênis é muito importante para garantir uma prática saudável. Procure um ortopedista e faça o teste da pisada. Ele deve ser leve, arejado e ter um sistema de amortecimento na parte de trás.


Antes do exercício,  alongue-se  como forma de e preparo da musculatura. Esta etapa não é obrigatória, mas é recomendável. A própria atividade em si, em ritmo mais confortável pode servir de aquecimento. Após a caminhada é essencial o alongamento para relaxar os músculos envolvidos na atividade.


A caminhada deve ser a mais natural possível. A postura é automatizada, pois aprendemos a caminhar desde cedo. A movimentação de braços ou carregar pesinhos não trará mais benefícios e também não é recomendado.


Dê preferência aos horários antes das 10 horas ou depois das 15 horas e procure locais com índice de poluição menor. Utilize roupas leves, arejadas e que permitam um bom grau de mobilidade. Evite carregar algo a mais além de seu corpo e uma garrafa de água, alias, é bom se preocupar com a hidratação, principalmente em dias mais quentes.



Por Ronaldo Martinelli
Coordenador do Bio Running

Voltar

PUBLICIDADE