Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Notícias

MINC ANUNCIA INVENTÁRIO DE EMISSÕES PARA JULHO

MINC ANUNCIA INVENTÁRIO DE EMISSÕES PARA JULHO

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que o Inventário Brasileiro de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai ser lançado em julho....



02.04.2009

 

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que o Inventário Brasileiro de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai ser lançado em julho. O último levantamento, produzido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, se baseou em dados e informações de 1994. O inventário permite conhecer a participação de diferentes atividades como transportes, usinas termoelétricas, indústrias, queimadas, agricultura, nas emissões de gases de efeito estufa realizadas pelo País.

 

Com o trabalho, o governo brasileiro terá mais elementos para a adoção de políticas públicas e elaboração da proposta que levará à Conferência do Clima, em Copenhague, programada para dezembro. De acordo com Minc, hoje os planejadores brasileiros trabalham com dados muito defasados, que podem gerar distorções.

 

De acordo com cientistas e administradores, a atualização do inventário brasileiro é muito bem-vinda. Eles argumentam que, sem ele, não há uma métrica para se saber inclusive quais políticas adotadas pelo País são efetivas. O trabalho vai permitir ao administrador público a elaboração de políticas nas mais diversas áreas como saúde, agrícola, científica com vistas às mudanças climáticas provocadas pelos gases de efeito estufa.

 

Em São Paulo, a Secretaria do Meio Ambiente vem trabalhando para a execução do inventário estadual de emissões. O trabalho deverá estar concluído até o final de 2010.

 

 

 

Por Antonio Gaspar

Diário Net

Referência: Portal Terra

 

 

 

 


Voltar

PUBLICIDADE