Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Notícias

CACHOEIRA GRANDE AMEAÇADA

CACHOEIRA GRANDE AMEAÇADA

Por: Por Ylka Silveira

A Cachoeira Grande, uma das mais belas cachoeiras da região de Viçosa (Alagoas) está ameaçada.


 

29.05.09

 

A Cachoeira Grande, uma das mais belas cachoeiras da região de Viçosa (Alagoas) está ameaçada. Está previsto para ser construída no local uma barragem hidrelétrica que poderá alterar radicalmente a paisagem da Cachoeira Grande.


O NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens - intentou uma ação civil pública para tentar cancelar uma audiência pública que estava marcada para o dia 29 de maio porque a população direta e indiretamente atingida não recebeu informações adequadas sobre os estudos ambientais da hidrelétrica (EIA/RIMA) e porque haviam erros no edital de convocação da audiência pública.


O Juiz do processo, Dr. José Carlos Marques, negou a liminar requerida na ação alegando que não há risco imediato de lesão e irreparável ao meio ambiente caso a audiência pública seja realizada porque não há a implementação do projeto de barragem hidrelétrica antes da Licença Prévia e que mantendo a audiência pública da PCH Cachoeira Grande, mesmo sem informação da comunidade atingida, não há desrespeito ao princípio da prevenção.

O NACAB interpôs recurso desta decisão, mas até 28/05, ainda não há decisão do recurso.

A Cachoeira Grande, localizada no município de Canaã, é uma das mais belas cachoeiras da região de Viçosa.


Segundo o advogado da ação, Leonardo Pereira Rezende "a Cachoeira Grande constitui um patrimônio natural e paisagístico que deve ser protegido pelo poder público. O projeto de uma barragem no local preocupa ambientalistas e deve ser amplamente debatido pela sociedade, o que não vem ocorrendo" ressaltou.

 

Audiência Pública da Pch Cachoeira da Providência é suspensa pela justiça.

 

 

Por Ylka Silveira

Gestora Ambiental e Colaboradora do Portal Guia de Cachoeiras

Email: ylkagomes@ig.com.br

 

 

 

 

 

Fonte: www.unidadenoticias.com.br

 


Voltar

PUBLICIDADE