Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Notícias

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA – CAPIVARI MONOS)

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA – CAPIVARI MONOS)

Por: Por Ylka Silveira

Localizada no extremo Sul do Estado de São Paulo faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade.



25.06.09

 

A APA Capivari Monos localiza-se no extremo Sul do município de São Paulo, na área de Proteção aos Mananciais, abrangendo 75% do território da Subprefeitura de Parelheiros, fazendo parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.

 

É uma unidade de conservação de uso sustentável que visa compatibilizar a conservação da natureza com o manejo ativo dos recursos naturais. Sua extensão é de  251 km², no qual, encontram-se as Zonas Especiais de Preservação que são o Parque Estadual da Serra do Mar, Reserva Particular de Patrimônio Natural Curucutu (única da cidade), remanescentes da Mata Atlântica, aldeias indígenas guarani Krukutu e Tenondé Porã, estação ferroviária Evangelista de Souza, Cratera da Colônia, os rios Monos e Capivari e parte das bacias hidrográficas das represas Guarapiranga e Billings. Os bairros que fazem parte da APA são: Barragem, Cidade Nova América, Vargem Grande, Engenheiro Marsilac, Evangelista de Souza, Jardim dos Eucaliptos, Gramado, Ponte Seca, Ponte Alta e Embura do Alto.

 

De acordo com a sub-prefeitura de Parelheiros, a região abriga espécies de fauna e flora em extinção, como o porco do mato, a lontra e mamíferos de médio e grande porte. Além disso, guarda o último rio limpo de São Paulo, o Capivari, que representa uma reserva estratégica de água potável para a região metropolitana, prestando um importante serviço ambiental: o de produzir 24% da água que abastece São Paulo. Limita-se a Norte pelo divisor de águas do ribeirão Vermelho (bacia Guarapiranga) e pelo limite da Área Natural Tombada de Cratera de Colônia (bacia Billings), a Leste com o município de São Bernardo do Campo, a Oeste com os municípios de Embú-Guaçu e Juquitiba e a Sul com o município de Itanhaém. A altitude na região varia entre 747m, próximo a represa Billings e 890 m, na Serra do Mar; e o clima é temperado e úmido, com média anual de 18ºC, podendo ser classificado como mesotérmico.

 

 

Por Ylka Silveira

Gestora Ambiental e Colaboradora do Portal Guia de Cachoeiras

Email: ylkagomes@ig.com.br

 

 

 

 

Para maiores informações, acesse o site: www.capivarimonos.org.br

 

 

Fonte de Consulta - www.capivarimonos.org.br

Fonte da Foto - www.apacapivari.cnpm.embrapa.br

 

 

 

 


Voltar

PUBLICIDADE