Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Notícias

CIDADE DE RIO CLARO - SP E SEU DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CIDADE DE RIO CLARO - SP E SEU DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por: Por Ylka Silveira





21.07.09

 

 

A cidade de Rio Claro está localizada no Centro Leste do Estado de São Paulo - região de Campinas.

 

 

O clima pode ser considerado tropical, caracterizado por estiagens de inverno (junho à setembro) e chuvas de verão (dezembro a março). O relevo é predominante plano.

 

 

Sua  vegetação natural é composta por cerrado e Floresta Estacional Semidecidual. Possui a Floresta Estadual Navarro de Andrade, antigamente chamado o "horto florestal", uma das maiores reservas de eucalipto do estado de São Paulo, que era utilizada pela FEPASA para abastecer os trens movidos a lenha.

 

 

Em relação ao transporte e turismo, a cidade é destaque pelas suas ciclovias. Em função de seu relevo propício, Rio Claro é uma cidade com condições ideais para a prática do ciclismo, além do uso do transporte através de bicicletas. Rio Claro possui ciclovias e ciclofaixas com pouco mais de 20 km conectando bairros ao Distrito Industrial, localizado na Avenida Brasil. Além dessa faixa, a principal avenida que dá acesso à cidade, Avenida Presidente Keneddy, também tem parte de sua via, protegida e reservada aos adeptos desse transporte.

 

 

Por sua topografia privilegiada, possui uma das maiores frotas de bicicletas por habitante do país. É a segunda, depois de Joinvile.

 

 

Por tantas qualidades, mas ainda não tão explorada, a cidade de Rio Claro também reserva surpreendentes cachoeiras, trilhas pela Mata Atlântica e várias opções de aventuras. Rio Claro, à 120 km do Rio de Janeiro e à 270 de São Paulo, guarda essas riquezas naturais bem pertinho de Angra e Paraty.

 

 

Ocupando 25% do município, a região da Represa de Ribeirão das Lages é dividida por pescadores de tucunaré e os aventureiros de plantão. Nas mediações da Represa há inúmeras trilhas que possibilitam a prática de trekking, off road, passeios a cavalo e mountain bike.

 

 

Neste mesmo complexo encontra-se a Trilha da Independência - parte do trecho percorrido por D. Pedro I em 1822 - que conjuga belezas naturais e um importante período da História do Brasil. Antigo caminho do ouro com calçamentos característicos, casarões antigos e deslumbrantes rios encachoeirados, pode ser explorado de moto, jeep, mountain bike, cavalo ou mesmo fazendo uma deliciosa caminhada.

 

 

Enfim, a poucos quilômetros dos grandes centros e do litoral, Rio Claro reserva espaço ainda inexplorado de um turismo de aventura com raízes históricas e belezas naturais únicas.

 

 

 

O PLANEJAMENTO - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 

 

 

Por se tratar de uma cidade planejada e com foco na qualidade de vida para os seus moradores e turistas, possui diversos projetos voltados para o desenvolvimento sustentável - socioambiental.

 

 

A Prefeitura de Rio Claro realiza uma séria de ações que colaboram para preservação do Meio Ambiente.

 

 

Uma destas ações é elevar de 23% para 100% o percentual de esgoto tratado em cinco anos. Outras ações em andamento é na área de planjemaneto urbano.

 

 

A secretaria do Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEPLADERMA), cita que a nova legislação propõe a criação de parques e políticas para resíduos e obras no município.

 

 

A Sepladerma tem ainda atuado na recuperação de córregos. O trabalho ocorre na egião da Servidão, que receberá 4.700 mudas de espécies nativas.

 

 

O projeto já atendeu os córregos do Jardim Bandeirantes, do Wenzel e da Vila Olinda, reflorestados em 2007.

 

 

A cidade também participa do Projeto Verde - Governo do Estado. 

 

 

A secretaria desenvolve ainda um sistema de base cartográfica digital, que garante um mapa detalhado de toda a cidade. Campos lembra que esse projeto é um instrumento fundamental para o planejamento urbano da cidade. Além disso, a secretaria oferece para quatro servidores um curso de capacitação em gestão ambiental. Esses trabalhadores poderão intervir nas ações de preservação do meio ambiente.

 


A destinação adequada do lixo é outra preocupação da secretaria. O Aterro Municipal segue rigorosamente as exigências dos órgãos governamentais e conta com nota acima de 8 da Cetesb. Além disso, a Cooperviva - Cooperativa dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro - conta com apoio constante da Sepladema. Outra iniciativa recente foi a instalação de 30 lixeiras na região central, reduzindo o volume de lixo lançado nas vias da cidade.

 


A cidade de Rio Claro tem 4% de sua área (521 km2) com cobertura vegetal. Atualmente, dos 170.775 hectares da bacia do Rio Corumbataí, a cobertura vegetal nativa soma 21.144 há, ou 12,38% da área da bacia. A floresta plantada cobre 12.549 há, ou 7,35% da bacia.

 

 

Pode-se dizer que a cidade de Rio Claro é uma cidade dentre as poucas que realmente é planejada para o bem estar da sua população e de seus visistantes.

 

 

 

 

Por Ylka Silveira

Gestora Ambiental e Colaboradora do Portal Guia de Cachoeiras

E-mail: ylkagomes@ig.com.br

 

 

Fonte de consulta e foto:

www.jornalcidade.uol.com.br/rioclaro

www.pt.wikipedia.org

www.nossasaopaulo.com.br

 

 

 



Voltar

PUBLICIDADE