Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Notícias

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

Por: Por Ylka Silveira

Conheça um pouco do Parque e suas curiosidades...



14.10.09

 

 

Situado entre Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é uma das mais importantes áreas de preservação da Mata Atlântica no país e um local de excepcional beleza que sempre proporcional paisagens inesquecíveis como o nascer do sol visto do Pico da Bandeira.

 

 

A reserva foi criada em 24 de maio de 1961 por um decreto do presidente Jânio Quadros e tem 380 km² de área. Em setembro de 1998, o Ibama, através do Ministério do Meio Ambiente, reinauguraou a portaria do Alto Caparaó.

 

 

Depois, a área foi estruturada para proporcionar conforto ao turista e garantir uma exploração sustentável de seus atrativos.

 

 

A 1.700 m a atração é a Cachoeira Bonita, a maior do parque, com 80 m de queda no leito do Rio José Pedro. Na trilha, há um mirante para apreciar o espetáculo.

 


Um pouco acima, a 2000 m, situa-se o Vale do Encantado, às margens do Rio São José. O local tem muitas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais. O vale está na trilha do Terreirão (2.370 m), última base antes do Pico da Bandeira.

 

 

O parque preserva 31 mil hectares de mata atlântica e abriga o 3º pico mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira. Ao todo, são 9 municípios na região do parque: Iúna, Ibitirama, Irupi, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço do lado capixaba e Alto Caparaó, Caparaó, Alto Jequitibá e Espera Feliz do lado mineiro. Os principais atrativos são a Cachoeira Bonita, o Vale Encantado e as suas altas montanhas. Atrás apenas do Pico da Neblina (3.014m) e do Pico 31 de Março (2.992m), o Pico da Bandeira (2.892) é ponto turístico mais famoso do parque. Nele, a temperatura pode chegar a até -8ºC no inverno.

 

 

 

Maiores atrações

 

O clima frio.

O Pico da Bandeira - Conhecido por conta da sua vista do nascer do sol no cume da montanha, do Pico do Cristal.

 

 


Curiosidades

 

O Caparaó se formou no período geológico Pré-Cambriano, entre 500 milhões e 4 bilhões de anos atrás. Seus primeiros moradores foram índios de língua gê ou macro gê, representados pelos Botocudos (Aimorés, Uatus, Puris e Botocudos).

 

 

O termo CAPARAÓ foi criado pelos nativos. Em seus variados segmentos linguisticos significa "tapado de paus tortos" "rio torto", "casa do rio torto" e "águas cristalinas que descem das montanhas".

 

 

A região foi desbravada pelo capitão-mor Manoel Esteves de Lima. Depois vieram os tropeiros, as vilas, e hoje a cordilheira integra dois estados e 25 municípios: 15 em Minas Gerais e 10 do Espírito Santo.

 

 

Por Ylka Silveira

Colaboradora do Portal Guia de Cachoeiras

Email: ylkagomes@ig.com.br

 

 

 

Fonte de consulta - http://caparao.blogspot.com

 

 

 


Voltar

PUBLICIDADE