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Dicas

SAIBA O QUE FAZ BEM PARA O SEU CORAÇÃO!!!

SAIBA O QUE FAZ BEM PARA O SEU CORAÇÃO!!!

Por: Por Ylka Silveira



04.11.09

 

 

 

O coração é um músculo, que bate 100.800 vezes por dia, 70 vezes por minuto.

 

Diabetes, tabagismo, sedentarismo, excesso de peso e alto índice de colesterol.Os anos vão passando, a idade vai chegando.Esses são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares - no plural - não é só o infarto que mata, há um grande grupo de doenças cardíacas menos famosas, mas tão ameaçadoras quanto o "ataque cardíaco", que podem por em perigo o seu coração.

 

Sendo assim, é melhor tomar algumas precauções simples para se prevenir destas doenças.

 

 

Algumas dicas:

 

- Consulte o seu médico regularmente

 

- Tenha uma alimentação saudável, o seu corpo é o que você come...

 

- Faça exercícios diariamente, se possível, caminhe no período de 30 minutos, para o início é um ótimo tempo.

 

 

Alimentos do bem:

 

 

Gordura Monoinsaturada e Pollinsaturada

 

Esses 2 tipos de gorduras têm um efeito positivo para a saúde.A substituição de gorduras saturadas por insaturadas ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue.O corpo necessita de gorduras para que absorvas vitaminas A, D, E e K.Porém, seu consumo deve ser moderado, pois todos os tipos de gorduras também são ricos em calorias.

 

A gordura monoinsaturada pode ser encontrada no seguintes alimentos: abacate, óleo de canola, azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de gergelim e óleo de amendoim.

 

A gordura poliinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos: peixes, e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9), soja, óleos vegetais, óleo de peixe e grãos.

 

Antioxidantes

 

Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres. Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros - como as vitaminas C, E e o beta-caroteno - são ingeridos.Radicais livres são moléculas instáveis, pelo fato de seus átomos possuírem um número ímpar de elétrons.Uma parte de oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, que estão ligados a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento.

Os alimentos que têm maior poder antioxidantes são o repolho, beterraba, pimenta vermelha, brócolis, espinafre, batata, tomate, milho, morango, ameixa, laranja, uva, maçã, banana, pêra e melão.

 

 

Fibras solúveis

 

São encontradas nas frutas, verduras, e leguminosas e propiciam o  retardo na absorção de glicose, redução no esvaziamento gástrico (maior saciedade) e diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo prevenindo o parecimento de doenças cardiovasculares. As dietas ricas em fibras solúveis ajudam no combate à obesidade, já que induzem a uma menor ingestão de alimentos e calorias. A principal Fibra Solúvel é a pectina, encontrada em frutas (laranjas, maçãs) e vegetais (cenoura).Esse tipo fibra é classificada como Solúvel por ser solubilizada em água formando uma estrutura em forma de gel. Há ainda um outro tipo de fibra, as insolúveis, encontradas nas verduras, farelo de trigo, cereais como milho, soja, grão de bico, omo a maçã, pêra e ameixa e nos grãos integrais.

 

 

 

Com saúde não se brinca, então, tenha o máximo de ATENÇÃO com o seu organismo.

 

 

 

 

Por Ylka Silveira

Gestora Ambiental e Colaboradora do Portal Guia de Cachoeiras

Email: ylkagomes@ig.com.br

 

 

 

 

 

Fonte de Consulta

Revista Indicas

 

Fonte da foto

www.palavrademedico.kit.net

 


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