Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Dicas

DICAS PARA UM CARDÁPIO SAUDÁVEL - CORAÇÃO

DICAS PARA UM CARDÁPIO SAUDÁVEL - CORAÇÃO

Por: Por Ylka Silveira




- Quando numa preparação aparecer o leite com ingrediente, dê preferência o desnatado, pois ele, praticamente, não contém gordura. Substitua o creme de leite pelo creme de leite light. Ao invés de usar queios gordurosos, use ricota, queijo minas fresco, cottage ou queijo light.

 

 

- Os iogurtes desnatados, ou da linha diet são boas escolhas pois, assim como o leite, eles contêm cálcio e são, praticamente, isentos de gordura.

 

 

- Ao preparar os alimentos, procure usar óleo de canola, girassol, milho ou soja.Eles contêm gorduras que o nosso organismo não produz, e que por isso, são chamadas de essenciais.

 

 

- No tempero de saladas e preparações, deixe os molhos e maioneses e use óleo de oliva (azeite) ou de canola; eles contém gordura monoinsaturada que diminui o mau colesterol (LDL).

 

 

- Evite, ao máximo, comprar carnes com muita gordura, (por exemplo, cupim e contra filé).Prefira os cortes magros tipo: filé mignon, alcatra, coxão mole, coxão duro e patinho. Dê preferência às carnes brancas, como peixe e aves. Não se esqueça de retirar as gorduras visíveis. Se você faz muita questão de comer embutidos, prefira os à base de peru.

 

 

- Prefira os assados, grelhados, ensopados e refogados no lugar de frituras.

 

 

- Prefira as margarinas às manteigas.Estas contêm colesterol e maior quantidade de gordura saturada. Ao usar margarina ou creme vegetal, prefira as light, com menores teores de gorduras e calorias.

 

 

- Consuma, no máximo, 4 gemas por semana, pois são ricas em colesterol.Não se esqueça de contar as gemas, ditas invisíveis, presentes nos bolos, tortas e cremes.

 

 

- Quando for preparar uma sobremesa, prefira à base de frutas, ricas em vitaminas e sais minerais, além de fibras. Você não precisa privar-se dos doces, caso aprecie, mas não exagere na quantidade e consuma-os em ocasiões especiais.

 

 

- Use e abuse das hortaliças. Prefira consumi-las cruas, sempre que possível.

 

 

- Tenha o hábito de comer grãos (feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha).Eles podem ser usados de diferentes formas como em sopas, saladas e refogados.

 

 

 

 

Por Ylka Silveira

Gestora Ambiental e Colaboradora do Portal Guia de Cachoeiras

Email: ylkagomes@ig.com.br

 

 

 

 

Fonte de Consulta

Revista Indicas

 


Voltar

PUBLICIDADE