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Dicas

AS CORES DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

AS CORES DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



03.12.09

 

 

Quando se fala em Natal e Ano Novo, logo vêm à mente todas aquelas guloseimas que são preparadas com muito carinho para dar cor e sabor às festas que acontecem nos quatro cantos do mundo. De acordo com nutricionistas da USP que realizaram um estudo sobre a coloração dos alimentos e os benefícios para o organismo, recomenda-se uma dieta que inclua seis cores. Mas calma, tudo isso pode ser obtido ao se consumir de cinco a nove vegetais diferentes por dia. Os alimentos que possuem corantes artificiais não valem.

 

 

O importante é aproveitar o que você gosta e preparar um cardápio saudável e delicioso.

 

 

Amarelo/Laranja - reforçam as defesas. A coloração alaranjada dos alimentos como mamão, cenoura, manga, abacaxi, milho, pêssego, batata-doce é em função do betacaroteno, que ao ser ingerido se transforma em vitamina A. Além de deixar a pele mais bonita o excedente da vitamina fortalece o sistema de defesa.

 

 

Branco - regula o intestino. Batata, couve-flor, cogumelo, banana, feijão branco contêm mais fibras que os outros tipos. Em função disso evitam a prisão de ventre e inibem a formação de tumores no intestino. O alho e a cebola possuem uma substância que impede o corpo de produzir uma proteína com potencial cancerígeno.

 

 

Vermelho - desintoxicante. A cor vermelha é causada por um pigmento chamado licopeno, e bons exemplos são: cereja, tomate, caqui, melancia e outros. É considerado um antioxidante natural que protege o organismo de substâncias químicas agressivas às células e também é capaz de prevenir o câncer.

 

 

Roxo/Azul - cuidam do coração. Os alimentos com cor arroxeada, em função da anticianina, são: ameixa, uva, figo, beterraba e repolho. Este pigmento é fundamental ao organismo porque tem a capacidade de melhorar a circulação, em conseqüência protegendo o coração. As frutas secas são as que mais contêm o pigmento, além de uma grande quantidade de ferro.

 

 

Marrom - rejuvenesce. As castanhas, nozes, cereais integrais e outros feitos a partir deles são os alimentos ricos em vitamina E. Esta vitamina é a principal protetora contra o envelhecimento da pele e do coração. Seu consumo também evita a anemia e acelera a queima de gorduras pelo organismo.

 

 

Verde - faz a limpeza. O grupo dos alimentos verdes traz a maioria dos benefícios dos outros

alimentos além de conter a maior taxa de clorofila. É ela que impede a absorção pelo intestino das substâncias químicas dos elementos. Este pigmento é responsável pela limpeza natural do organismo.

 

 

 

 


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