Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Notícias

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ILHABELA EXPÕE EIXO-TEMÁTICO SOBRE CULTURA CAIÇARA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ILHABELA EXPÕE EIXO-TEMÁTICO SOBRE CULTURA CAIÇARA

Dentre os sub-temas abordados nas salas de aula estavam: Praia, Sociedade, Artesanato, Arquipélago, Cachoeiras e rios, Picos e morros, Ciclos Econômicos, ...



09.12.09

 

 

A Secretaria de Educação de Ilhabela realiza no próximo sábado (12) a exposição do eixo-temático de 2009 "Ilhabela - Cultura Caiçara", na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, na Vila, das 9h às 16h. A temática tem o objetivo de inserir os alunos e a comunidade, em especial os migrantes, na história da cidade. Com a exposição, as pessoas poderão conferir o trabalho desenvolvido durante o ano inteiro e conhecer particularidades da cultura caiçara.

 

 

De acordo com a secretária de Educação, Lídia Sarmento, existe uma preocupação em enriquecer o conhecimento dos pequenos caiçaras que pouco conhecem a cultura e também daqueles que escolheram Ilhabela para viver e precisam saber a história do lugar. "Nós distribuímos vários sub-temas para as escolas e na exposição teremos Ilhabela por inteiro. É muito importante que os pais e a comunidade compareçam e prestigiem o evento", ressaltou Lídia. Dentre os sub-temas abordados nas salas de aula estavam: Praia, Sociedade, Artesanato, Arquipélago, Cachoeiras e rios, Picos e morros, Ciclos Econômicos, Manguezal, Folclore, Política, Guapuruvu (florada à canoa), Desenvolvimento Sustentável, Parque Estadual de Ilhabela, História da pesca, Receitas, Salga, Comércio, Colônia dos Pescadores, Embarcações e utensílios, Tipos de Pescado e Tipos de Pesca.

 

 

A cultura caiçara também foi abordada no material de apoio oferecido para o ensino infantil. As apostilas são modernas, criativas, estimulam o aprendizado e dão qualidade ao ensino. Os cadernos de apoio são criados pela Editora Forma Escrita, mas receberam a colaboração das diretoras técnico pedagógicas, de coordenadores e professores das unidades escolares, além de fotógrafos do município.

 

 

 

Referência: Diário de Taubaté


Voltar

PUBLICIDADE