Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Notícias

PARQUE ESTADUAL DA PEDRA AZUL FAZ 19 ANOS E GANHA NOVA TRILHA ECOLÓGICA

PARQUE ESTADUAL DA PEDRA AZUL FAZ 19 ANOS E GANHA NOVA TRILHA ECOLÓGICA

... por exemplo, a implantação de um empreendimento no entorno e o uso público do próprio Parque, como abrir ou não para a prática de esportes de aventura”. ...



04.01.10

 

 

O Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz) comemorou seu aniversário de 19 anos, nesta sexta-feira (02), com o início das atividades da Temporada de Verão 2010 do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a inauguração de uma nova trilha ecológica, cujo nome será escolhido por meio de uma enquete, a ser realizada durante todo o mês de janeiro, entre os visitantes do local.

 

 

De acordo com o gestor do Pepaz, Leonardo Brioschi Mathias, a nova trilha levará ao mirante da Pedra Azul em uma caminhada com menor grau de dificuldade que as duas trilhas já existentes. "Com isso, facilitamos o acesso para idosos, crianças e algumas pessoas com necessidades especiais para contemplação de uma das mais belas paisagens da região", ressalta.

 

 

Ainda conforme Leonardo Mathias, a escolha do nome da trilha baseada na opinião de frequentadores do Parque é um símbolo dos avanços obtidos nos últimos anos na gestão dessa Unidade de Conservação. "O maior desafio é mostrar para a população que esta área é um patrimônio da humanidade, que pode garantir além da qualidade de vida, melhorias socioeconômicas integrando a gestão do Parque com atividades no seu entorno. Acho que evoluímos muito neste aspecto e 2010 será ainda mais especial".

 

 

Esta expectativa para 2010 se dá está em fase da criação de um Conselho, com envolvimento das comunidades do entorno. O objetivo é democratizar mais as decisões que envolvem o Parque e a Zona de Amortização, que inclui áreas de até 12 quilômetros de distância do Pepaz. "Com o Conselho, a comunidade terá mais voz para opinar sobre, por exemplo, a implantação de um empreendimento no entorno e o uso público do próprio Parque, como abrir ou não para a prática de esportes de aventura".

 

 

Sobre o Parque


 

O Parque Estadual da Pedra Azul ocupa uma área de 1.240 hectares ao redor da Pedra Azul, no município de Domingos Martins. Trata-se de uma Unidade de Conservação sob a tutela do Governo do Espírito Santo, por meio do Iema, que protege amostras significativas de Mata Atlântica e o sistema de drenagem responsável pelas nascentes do Rio Jucu.

 

 

O Parque fica aberto das 8 às 17h30. Além da nova trilha, inaugurada no dia 2 de janeiro, são oferecidas a Trilha da Pedra Azul e a Trilha das Piscinas. Porém, para participar das trilhas, que acontecem às 9 horas e às 13h30, é preciso agendar a visita previamente pelo telefone: (27) 3248-1156.

 

 

O Pepaz fica na Rodovia Ângelo Girardi (Rota do Lagarto), Km2, s/nº. Domingos Martins.

 

 

Para saber mais sobre a cidade de Domingos Martins e todos os seus atrativos, acesse o link abaixo:

http://www.guiadecachoeiras.com.br/conteudo_cidades.php?cod_cidade=195&cod_tipo=1

 

 

 

 

Referência: Folha do Espírito Santo

 

 

 

 


Voltar

PUBLICIDADE