Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Dicas

OS 10 MANDAMENTOS DO ECOTURISTA

OS 10 MANDAMENTOS DO ECOTURISTA


 

1 - INFORME-SE

Pesquise sobre o lugar antes de sair de casa. Ecoturismo também é aprendizado. Bem informado, você vai poder aproveitar melhor as atrações, além de compreender a importância de plantas e bichos.

 

2 - PROGRAME-SE

Levando em conta seus interesses e preparo, escolha entre viajar por conta própria, num pacote de agência ou com guia local. Ao pegar uma trilha, deixe sempre alguém avisado sobre seu destino e hora provável de retorno.

 

3 - REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Procure harmonizar-se com a natureza. Não faça barulho desnecessário (use fones de ouvido para escutar música), vista roupas de cores sóbrias e evite caminhar em grupos com mais de 15 pessoas.

 

4 - OS BICHOS SÃO SELVAGENS

Lembre-se de que você está no mundo instintivo dos animais. Não é seu papel fazer amizade com eles, nem impedir que um predador cace sua comida. Os animais só atacam se forem molestados. Mantenha sempre uma distância segura deles.

 

5 - NÃO MUDE A PAISAGEM

A natureza deve seguir seu curso próprio. Jamais abra clareiras para acampar, nem "ajeite" elementos, como pedras e troncos, para aumentar seu conforto. Se precisar fazer isso por segurança, retorne tudo ao seu lugar em seguida.

 

6 - O SEU LIXO É APENAS SEU

Carregue um saco plástico para retornar à civilização todo o lixo que produzir inclusive restos de comida e latas. Sempre que for acampar, os dejetos devem ser enterrados a pelo menos 30 metros de fontes, cursos d´água e trilhas.

 

7 - PRESERVE OS MANANCIAIS

A água pura de fontes e riachos é um recurso valioso para quem caminha muito tempo na natureza. Evite contaminá-la com dejetos ou sabões não biodegradáveis. De qualquer forma, leve cloro ou outra substância filtrante.

 

8 - NÃO LEVE NADA DO LUGAR

Nunca arranque flores, nem colete conchas, sementes e pedras do caminho. A simples passagem de pessoas por um lugar já acarreta impactos ambientais, provocando erosões na trilha e espantando animais. Não piore isso ainda mais.

 

9 - ATENÇÃO COM O FOGO

Um incêndio destrói em minutos o que a natureza levou séculos para criar. Por isso, evite fazer fogueiras mesmo quando estiver acampando. Prefira sempre um fogareiro a gás. Se você fuma, muito cuidado com as bitucas de cigarro.

 

10 - NÃO BANQUE O ENGRAÇADINHO

Não se arrisque, nem coloque em perigo a vida de outras pessoas, só para provar que é bom em subir pedras, atravessar rios a nado ou enfrentar animais selvagens. Lembre-se: a maior parte dos acidentes na natureza acontece por imprudência.

 

 

Voltar

PUBLICIDADE