Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Dicas

Queijos amarelos engordam mais que os brancos?

Queijos amarelos engordam mais que os brancos?


 

Normalmente, sim. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o teor calórico dos queijos amarelos, como cheddar, emental, prato e gruyère, não têm nada a ver com sua cor, mas com a grande quantidade de leite e, consequentemente, de gordura presente em sua composição. Para produzir 1 quilo de parmesão, por exemplo, são necessários 12 litros de leite, ao passo que basta a metade para fazer a mesma quantidade de um minas frescal. "A coloração amarela é resultado de adição de um corante natural, o urucum", explica Silmara Figueiredo, consultora da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq).

 

Os queijos amarelos brasileiros são descendentes do gouda, da Holanda, que é naturalmente amarelado, daí a idéia de colori-los com essa cor.

 

Certos queijos amarelos, no entanto, engordam quase que o mesmo que um branco. É o caso do provolone, cujo teor calórico é praticamente igual ao do minas frescal, pois, apesar da grande quantidade de leite, utiliza o tipo desnatado na receita. Uma vantagem dos queijos amarelos é que eles possuem muito mais cálcio, um nutriente importante em todas as fases da vida. O parmesão chega a ter 15 vezes mais esse mineral que o cottage, segundo a nutricionista Flora Spolidoro, de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

Referência: Vida e Previdência

Voltar

PUBLICIDADE