Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Historico

Cidade: ÁGUAS DA PRATA


Águas da Prata é uma localidade que surgiu, mais ou menos em 1876, quando Rufino da Costa Gavião descobriu nas cercanias, onde mais tarde se localizaria a cidade. A primeira fonte de água mineral de Água da Prata, hoje denominada "Fonte Antiga".

Sucessivamente, conhecido o valor terapêutico dessa água para certos males, outros nascedouros desse precioso líquido foram descobertos: a fonte Platina, Fonte Paiol, Fonte Nova ou do Boi. E da influência de forasteiros, vindo á região em busca de cura resultou o desenvolvimento e progresso dessa terra.

Antigo povoado denominado Prata, no Município e Comarca de São João da Boa Vista. Elevado a Distrito da Paz, com nome de Águas da Prata, pela lei n.º 2.993, de Dezembro de 1.993, de 1.925, continuou pertencendo ao Município e Comarca de São João da Boa Vista.

Elevado a Município com o nome de Estância Hidromineral da Prata, pelo Decreto n.º 7.277, de 3 de julho de 1.935. O decreto n.º 9073, de 31 de Março de 1.939, denominou-a Águas da Prata. Como Município foi constituído com o Distrito de Paz de Águas da Prata. Tornou-se Estância Hidromineral pela lei n.º 2.184, de 30 de Dezembro de 1.926.

ORIGEM DO NOME
O nome foi dado devido devido à influência exercida na redondeza pela antiga fazenda Prata, de propriedade do Coronel Ernesto de Oliveira, cuja denominação, por sua vez, lhe foi dada pela existência do Ribeirão da Prata, que lhe banha as terras.

Voltar

PUBLICIDADE