Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Historico

Cidade: ALAGOA


Existem duas versões diferentes para a origem de Alagoa. Uma delas conta que a cidade foi fundada por volta de 1710, pelo bandeirante Simão da Cunha Gago e o padre Joaquim Mendes de Carvalho. A outra diz que o povoado de Alagoa teria surgido em 1730, com a inauguração da capela de Nossa Senhora do Rosário da Alagoa de Aiuruoca. O que se sabe ao certo, é que o povoado pertenceu a Itanhandu e a Itamonte e tornou-se independente em 30 de dezembro de 1962.

A mineração foi a principal atividade econômica do município, explorada principalmente por padres jesuítas, que levaram escravos para garimpar nos rios e abrir túneis nas montanhas.

Alagoa possui várias atrações naturais. Entre elas, as cachoeiras do Zé Pena, do Zé Guedes e da Itaoca, formadas pelo Rio Aiuruoca. Este rio também forma inúmeras quedas d`água e corredeiras no Parque Estadual do Papagaio. Lugar de natureza generosa, o Parque reúne muitas espécies da Mata Atlântica. Mas, para explorar os recursos naturais da região, você deve ir ao Garrafão, de onde os jesuítas extraíam ouro. A área possui túneis escavados em pedras, riachos e vegetação abundante. Cercado de lendas e histórias, o Garrafão é considerado um lugar místico pelos moradores.

Voltar

PUBLICIDADE