Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Historico

Cidade: BARÃO DE COCAIS


Conhecida nacionalmente como Portal do Caraça , foi fundada no dia 29 de agosto de 1704 pelo bandeirante português Manoel de Bitencur da Câmara . Ele descobrira o lugar depois de descer o rio São João , a partir do povoado de Socorro . O lugar recebeu o nome de São João do Presídio do Morro Grande, devido ao arraial nascer ao sopé de um extenso morro, ficando conhecido como Morro Grande.

Os bandeirantes decidiram se fixar no lugar porque descobriram novas minas de ouro. A notícia do metal amarelo abundante atraiu novos exploradores, casas foram edificadas ao longo das voltas do rio, surgindo assim o bairro dos macacos, núcleo principal de Morro Grande. Em 1764 teve início a construção da atual Matriz de São João Batista do Morro Grande , primeiro projeto arquitetônico de Aleijadinho , que esculpiu a imagem de São João Batista na porta de entrada e projetou o conjunto da tarja do arco cruzeiro no interior da igreja . Foram gastos 21 anos para a conclusão da Matriz , que foi inaugurada em 1785.

Em 1802, foi ali batizado o patrono do município Barão de Cocais Tenente Coronel José Feliciano Pinto da Cunha, que foi deputado do império de 1830 a 1848, governador de Minas em 1835 e comandante chefe da revolução liberal de 1842 quando entra para a história do Brasil.

Voltar

PUBLICIDADE