Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Historico


Cidade: BOM JARDIM


A ocupação das terras do atual município de Bom Jardim está diretamente ligada à ocupação das terras auríferas de Cantagalo. Nos finais do século XVIII e no início do século XIX a Coroa Portuguesa passou a distribuir cartas de sesmarias na região a fim de promover a sua ocupação. Várias sesmarias foram solicitadas nas margens do Rio Grande onde hoje se localiza o município de Bom Jardim.

Em 1819, já com a família Real do Brasil, foi instalada uma colônia suíça a apenas 4 léguas da atual sede do município.

Em 1824 uma colônia de alemães instalou-se no mesmo local. Muitos desses colonos estabeleceram-se em terras pertencentes ao atual município de Bom Jardim. Com o desenvolvimento da lavoura cafeeira na província flumimense, Cantagalo tornou-se um grande pólo produtor e Bom Jardim beneficiou-se como rota de trânsito das tropas que transportavam o café para o Rio de Janeiro e também passou a ser produtor de café.

A autonomia do município de Bom Jardim começou a ser delineada em 1857, quando a localidade de São José do Ribeirão (hoje 2º distrito de Bom Jardim), foi elevada a categoria de freguesia do município de Nova Friburgo. Em 1875 foi inaugurado o ramal ferroviário até Bom Jardim. Em torno da estação desenvolveu-se um povoado que em 1886 foi elevado a categoria de distrito policial do município de Cantagalo.

Com a Proclamação da República, a freguesia de São José do Ribeirão foi transformada em município através do decreto nº 280 de 06 de julho de 1891. Porém, com a promulgação da Constituição Estadual, no dia 09 de abril de 1892 que criou novos critérios para a existência de municípios, foram extintos 14 municípios entre eles São José do Ribeirão. Entretanto, o distrito policial de Bom Jardim, juntamente com a freguesia de São José do Ribeirão atendiam os critérios para a existência de um município. Assim, em 17 de dezembro de 1892 através da lei nº 37 foi restabelecido o município de São José do Ribeirão com o nome de Bom Jardim e a sede na estação do mesmo nome. Porém, subordinado a comarca de Nova Friburgo, vindo a emancipar-se em 05 de março de 1893. No dia 31 de dezembro de 1943, por lei Estadual nº 1056 o município passou a chamar-se Vergel, denominação que perdurou até 20 de junho de 1947, quando uma nova lei Estadual devolveu ao município seu antigo nome de Bom Jardim que continua até hoje.

Voltar

PUBLICIDADE