Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Historico

Cidade: CAETÉ


A descoberta das minas de Caeté data de 1701, quando a bandeira do paulista Leonardo Nardez chegava a essa região ..."a expedição subiu pelo Rio Sabará, ao longo da Serra da piedade, depois, por um de seus galhos. Leonardo Nardez e os irmãos Antônio e João Guerra, da Vila dos Santos vieram morar entre as colinas."

Não tardou que se fizesse conhecida tal região, pois dentro de pouco tempo foram chegando os paulistas e forasteiros do litoral brasileiro e do reino. Parece que, em 1703, já existia o arraial, e logo em seguida foi instituída a paróquia, e assim contava com muitos habitantes, entre eles Manoel Nunes Viana o líder dos Emboabas.

Em 1708, o arraial tornou-se palco de vários incidentes entre paulistas e portugueses que disputavam a posse das minas, culminando com a guerra dos Emboabas. Esse incidente provocou a criação das capitanias de Minas e São Paulo.

A 29 de janeiro de 1714, foi determinada pela Metrópole, a elevação do povoado a categoria de vila, com a denominação de Vila Nova da Rainha, tornando-se o quinto município do estado.

Com a decadência do ouro, em 1833, a vila foi suprimida, mas em 23 de março de 1840 foi restaurada. Em 25 de novembro de 1865, foi elevada à categoria de cidade com o nome de Caeté.

Voltar

PUBLICIDADE