Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Historico

Cidade: CARRANCAS


Às margens do Rio Grande, os bandeirantes se encontraram, mais ou menos, em 1720, segundo Saint Adolph, e juntos se instalaram nas terras que hoje constituem o município de Carrancas.

A bandeira era comandada pelo Capitão Mor João Toledo Pizza e compunham-na, seu irmão Padre Lorenço de Toledo Tagues e 3 genros seus: Salvador Correia Barroco, Miguel Pires Barreto e José da Costa Morais.

Como a terra apresentava perspectivas excelentes tanto na fertilidade como na riqueza aurífera, decidiram conquistá-la iniciando assim um pequeno povoado, mandando que viessem de São Paulo suas famílias, seus escravos e seus amigos.

Em 1721 já existia uma capela edificada em honra de Nossa Senhora da Conceição e o lugarejo era conhecido como Nossa Senhora do Rio Grande.

Nas escavações que os procuradores de ouro fizeram numa serra perto do vilarejo eles descobriram 2 grandes pedras com formato de 2 carrancas, ou seja, 2 caras. Daí o nome de Carrancas dado à referida serra.

Com o tempo a denominação Carrancas foi se associando à do povoado que passou a se chamar Nossa Senhora das Carrancas; depois Carrancas de Baixo, Carrancas de Cá e, por fim, simplesmente, CARRANCAS. A paróquia foi criada em 1736.

Voltar

PUBLICIDADE