Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Historico

Cidade: DOMINGOS MARTINS


 

Em dezembro de 1846 chegavam ao Estado os primeiros imigrantes alemães, recrutados pelo governo imperial para o trabalho em fazendas nacionais. Fugindo da miséria e da fome, conseqüências das guerras napoleônicas, vieram para ocupar os postos de trabalho que antes eram ocupados pela mão-de-obra escrava. Esses imigrantes tinham como destino inicial o Sul do Brasil, mas foram mandados para o Espírito Santo por decisão de D. Pedro II. Já em 1847, esses trabalhadores alemães oriundos da Prússia Renana se instalaram na colônia de Santa Isabel.

 

Em 8 de outubro de 1891 o município foi desmembrado do município de Viana, então uma próspera colônia de imigrantes açorianos, mas somente em 16 de outubro de 1917 a sede passou para onde se localiza atualmente. Em 20 de dezembro de 1921 se tornou município passando a se chamar Domingos Martins em homenagem ao herói capixaba Domingos José Martins, que participou como líder da Revolução Pernambucana, tendo sido fuzilado em 1817 na Bahia. Já em 1959, chegaram mais imigrantes alemães e os primeiros imigrantes italianos.

 

Conhecida como a "Cidade do Verde" pela exuberante vegetação de mata atlântica, a cidade de Domingos Martins guarda até hoje os traços da colonização alemã que podem ser percebidos em suas típicas construções, em sua culinária, nas suas festas folclóricas, nos costumes, nos traços germânicos de sua gente.

 

 

Voltar

PUBLICIDADE