Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Historico

Cidade: JOÃO NEIVA


 

A colonização - No ano de 1874 deu-se a imigração italiana para o Brasil. Os italianos se distribuíram por várias regiões, mas somente no ano de 1877, a colonização começou com a chegada ao município da família NEGRI, a família Sarcinelli e outras.

 

Povoados - Com a chegada da primeira família surgem os povoados de Acioli, em 1887 e Demétrio Ribeiro, em 1891.

 

No inicio do século, o Sr. João Augusto Neiva, baiano e engenheiro, deputado federal, lutou na Câmara Federal para a instalação da Estrada de Ferro Diamantina, pertencente à Companhia Estrada de Ferro Vitória-Minas.

 

Com a instalação da Estrada de Ferro surge a Estação Ferroviária, inaugurada em 20 de dezembro de 1905. O terreno para a realização da obra foi doado pelo imigrante italiano Sr. Negri Orestes. Assim o povoado de Acioli desenvolveu-se com a inauguração da estação de estrada de ferro Vitória - Minas.

 

O idealizador, Pedro Nolasco, da construção da Estrada de Ferro, para homenagear o Deputado Federal baiano Sr. João Augusto Neiva, deu à Estação o nome de João Neiva.

 

É em torno da Estação que surge o povoado "João Neiva". Em, 30 de dezembro de 1921, João Neiva, através da lei nº. 1305 é elevada a distrito.

 

No terreno da estação, foram montadas as oficinas de reparo de vagões. A vila passou, então, a concentrar rodoviários. O plano de desativação das oficinas começou em 1985, e em abril de 1991 os empregados das oficinas deixaram o lugar para trabalhar no porto de Tubarão, em Vitória, e os trilhos foram retirados do centro da cidade.

 

A principal atividade econômica de João Neiva é a indústria, principalmente de ferro-gusa e carvoaria. Depois de várias tentativas para a emancipação, finalmente no dia 30 de março de 1988, a Assembléia Legislativa se reuniu novamente para referenciar o resultado do plebiscito, confirmando o mesmo. No dia, o vice-governador do Estado, Carlos Alberto Batista de Cunha, exercendo interinamente o cargo de Governador do Estado, assinou a Lei nº. 4076 publicada no Diário Oficial de 12 de maio de 1988, criando o Município de João Neiva.

 

 

Voltar

PUBLICIDADE