Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Pontos Turísticos

Cidade: CACHOEIRAS DE MACACU


RESERVA ECOLÓGICA DE SANTA FÉ


A área da Reserva Ecológica de Santa Fé, apresenta uma superfície de 4.389,80 ha ou 907,0 alqueires, no entanto, para fins de avaliação, suas terras estão classificadas como as mais produtivas para as culturas da Banana, da Mandioca, do Feijão, do Milho e Leguminosas, considerando sua rica disponibilidade de água, visto as suas espetaculares quedas dágua.

A comunidade agrícola de Santa Fé ocupa cerca de 40% apenas da metragem a ser desapropriada, mas na realidade somente próximo de 25% é aproveitável para a lavoura, fator este limitado devido a exuberante floresta primária de Mata Atlântica.

Diante disso, torna-se preciso orientar seus legítimos ocupantes para os devidos cuidados de utilização e a quem de direito se beneficiar, conforme exposição dirigida pelo Superintendente Regional da Reforma Agrária. Referente ao levantamento Ocupacional do Parque Ambiental Santa Fé, ficou a proposta de se criar uma Comissão de Parceria Institucional para elaborar em conjunto um Projeto Específico Economicamente Auto Sustentável de Preservação Ambiental Permanente ao Turismo Ecológico-Rural.

A Fazenda Santa Fé nos traz leve lembrança do seu passado, pode-se observar ali traços indeléveis de sua passagem, incluindo algumas famílias de colonizadores italianos que vieram para Santa Fé.

Existem outras construções interessantes, mas infelizmente não foram conservadas à altura de seu grande valor histórico-cultural. De alguns destes vestígios estão a capela e o antigo convento de Santa Fé, o aqueduto, o caminho das troles, o armazém e o colégio são relíquias históricas que só restam legados em contos ou ao desaparecimento total.

CARACTERÍSTICAS DO ROTEIRO
Altitude: 260 Metros.
Posição geográfica: Lat. 22o28,674 Long. 042o36,550 - Leste.
Localização: Fazenda Santa Fé - Boa Vista - 1ª Distrito - C.M. - Saindo do centro de Cachoeiras, pegar o bairro Santo Antônio, seguir pela Avenida Aristides Falcão, pela estrada até a Reserva Santa Fé e pegar a trilha.
Grau de dificuldade: Leve Superior
Classificação: Passeio Ecológico
Tempo de caminhada: 04:30 horas.


Voltar

PUBLICIDADE