Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Pontos Turísticos

Cidade: CACHOEIRAS DE MACACU


TRECHO FERROVIÁRIO TRILHA DO IMPERADOR


Não se ouvirá mais o atrito das rodas contra os trilhos, nem o apito da Maria - Fumaça. Tampouco o resfolegar do vapor, mas é indubitável que o trilheiro, ao escolher este roteiro, sentirá a impressão de tudo isso.

Uma exuberante trilha cercada de Mata Atlântica, onde pode-se ver plantas de milhares de espécies, pássaros, flores e riachos de águas gélidas e refrescantes, céu azul e com alguma sorte, ser surpreendido com alguns animais nativos. Outros trechos com antigas estações, nos levam a imaginar uma época onde o café era o rei supremo e o problema de se transpor a serra até suas regiões de cultivo, em Cantagalo, tinha que ser solucionado.

Em 1860, os trilhos já chegavam ao pé da serra, na localidade de Cachoeiras, por intermédio de investimento do Barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto.
Iniciados os trabalhos para transpor a serra, a natureza impôs seu desafio, vencida só em 1873, com a inauguração do trecho até Nova Friburgo.

O excursionista terá um visual incrível do Vale do Macacu e que se segue pela vista panorâmica do Rio de Janeiro, entre outros recantos absolutamente românticos. Surge uma magnífica ponte de ferro com seus 17 metros de comprimento e 20 metros de altura, construída em meio ao abismo. Sólida, irremovível. Durante a caminhada, observam-se as pequenas nascentes que vão se juntando para então formar o Rio Macacu. Ele, que antes da ferrovia, era a única opção de acesso à Capital do Brasil. Belíssimo rio, volumoso, atraente, mas às vezes serpente bravia que devasta quase tudo que desafie o seu caminho para a Baía de Guanabara.

Parece que em cada curva vamos topar com um viajante, montado em seu animal, tangido por alguns escravos. Esta caminhada, certamente, é um passeio pela exuberante natureza da Serra do Macacu e claro, uma viagem mágica por duas épocas, duas eras, de diferentes tecnologias. Elas contam vividamente sua história e convidam você a vivenciá-las.

CARACTERÍSTICAS DO ROTEIRO
Altitude: 1.080 Metros.
Posição geográfica: Lat. 22° 28 Long. 042° 36 - Nordeste.
Localização: Teodoro de Oliveira (N.F.) / Boca do Mato (1o Distrito/C.M.) - A 25 km do centro, subindo a serra pela RJ 116, deixar em Teodoro de Oliveira (Posto Policial) o automóvel e pegar a estrada velha e o antigo ramal ferroviário.
Grau de dificuldade: Leve superior
Classificação: Passeio Ecológico Cultural
Tempo de caminhada: Conclui-se em 5:40 hs.


Voltar

PUBLICIDADE