Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Pontos Turísticos

Cidade: CACHOEIRAS DE MACACU


PEDRA DA VISÃO


A Pedra da Visão, segundo o Conselho Nacional de Geografia e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é o marco de limites dos Municípios de Cachoeiras de Macacu, Macaé de Cima, Silva Jardim e Nova Friburgo.

Consta na cartografia do IBGE como Pedra do Faraó, mas também é conhecida popularmente por Pedra do Corcovado, devido ser parecida com o Corcovado do Cristo, no Rio de Janeiro.

A Pedra da Visão está classificada entre as demais formações Geológicas como a que exige maior resistência aos excursionistas.

Chegar ao seu ponto culminante requer desafio, boa condição física e psicológica e recursos. Este imenso rochedo na realidade é subdividido em quatro blocos deslocados do principal. A exuberante localidade apresenta uma topografia extremamente íngreme e acidentada, conserva uma floresta primitiva, e sinistra, uma vegetação bastante exótica. Em outro aspecto, quase sempre somos surpreendidos por Iambus, Jacus, entre diversos outros pássaros.

Diríamos igualmente, que, quase sempre somos espionados por uma comitiva de Iraras, Porcos do Mato, e um bem familiar grupo de Macacos Barbados. Além deles, caso tenhamos sorte e virtuosa coragem, poderemos perceber e fotografar uma acompanhante felina.

Vale descrever a magnífica paisagem que temos daquelas alturas. A imponência de seus 1.719 metros se destaca nitidamente a partir do centro de Cachoeiras, tanto quanto podemos visualizála de fora do Município. A Pedra da Visão nos possibilita uma vista distinta das outras regiões, ela se encontra estrategicamente em um ponto privilegiado para que nos favoreça esta visão panorâmica tal como descrevemos: ao Sul, Região dos Lagos; ao Sudoeste, a Capital e a Baixada Fluminense; no Centro e a Nordeste, Cachoeiras e Nova Friburgo.

Somando a estas características, a Pedra da Visão apresenta um aspecto de maior importância para todos nós. Ela é o berço e nascente de três famosos Rios: O Rio Batatal da Boa Vista que retém um potencial extraordinário de quedas dágua. Um paraíso quase intocável que podemos usufruir e deixar conservado. O Rio das Flores que ruma para Silva Jardim e se encontra com o Rio São João, o qual atravessa por e o Rio Macaé de Cima, que segue para Macaé.

CARACTERÍSTICAS DO ROTEIRO
Altitude: 1.719 Metros.
Posição geográfica: Leste.
Localização: Serra de São João / 1° Distrito / C.M. - A 9 km de distância da sede, seguir pelo bairro Santo Antônio, seguir pela Avenida Aristides Falcão, bairro Boa Vista, até a Reserva Ecológica Santa Fé e pegar a trilha.
Grau de dificuldade: Super pesada
Classificação: Expedição
Tempo de caminhada: 2 dias (Intercalados).
Duração do programa: 1 semana.
Local de recepção: Praça do Relógio do Sol - Centro


Voltar

PUBLICIDADE