Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Pontos Turísticos

Cidade: CACHOEIRAS DE MACACU


FURNA DO RONCADOR


Nas proximidades da Serra de São João, numa distinguida área da extensa floresta, existe uma formidável e interessante garganta ou cratera, a que foi batizada de Mundo Novo. Do seu interior precipitam-se ventos fortíssimos, tão fortes que repelem com violência alguns objetos, jogando longe para fora da abertura colossal. Ninguém sabe de onde provém esses ventos tão frios e constantes como se fossem impelidos por um fole descomunal.

Mais estranho ainda é uma espécie de areia fina que acompanha as correntes desse gélido "SIMUM". Sabe-se que do lado oposto ao imenso penhasco existe uma floresta virgem que ninguém jamais pôde penetrar no seu interior. A imensa altura faz desanimar qualquer "alpinista" que ouse romper tamanho mistério. Estas informações foram colhidas numa pesquisa junto ao fazendeiro e ex-administrador de Santa Fé, Sr. JOSÉ MARIA RODRIGUES que acrescentou: "o lugar é realmente muito estranho e a GARGANTA DO RONCADOR, de quem já estou familiarizado, é um espetáculo digno de ser conhecido pelo "TURISMO DE CACHOEIRAS DE MACACU". Por que o nome de Furna do Roncador? O que justifica este nome? - A razão é a seguinte: os ventos impelidos com tamanha força de dentro da chaminé, produzem um som tão forte e intenso como o ronco de motores ou turbinas.

CARACTERÍSTICAS DO ROTEIRO
Altitude: 910 Metros.
Posição geográfica: Leste.
Localização: Serra de São João / Fazenda Santa Fé / 1° Distrito/C.M. - Se encontra a 9 km da sede, pegar o bairro Santo Antônio, seguir pela Avenida Aristides Falcão, bairro Boa Vista, até a Reserva Ecológica Santa Fé onde deve-se deixar o automóvel e tomar a trilha.
Grau de dificuldade: Super pesada
Classificação: Expedição
Tempo de caminhada: 2 dias (intercalados)
Duração do programa: 5 dias


Voltar

PUBLICIDADE