Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Pontos Turísticos

Cidade: ELDORADO


GRUTA DA TAPAGEM OU CAVERNA DO DIABO


Gruta da Tapagem ou como todos chamam Caverna do Diabo, seu trecho aberto à visitação tem aproximadamente 600 metros e possui escadas e passarelas de concreto com corrimão e iluminação o que permite a quem visita, uma visão ampla e segura da caverna. É uma das poucas cavernas onde se torna possível visita educativa com estudantes de qualquer idade e de grupo da melhor idade.É conhecida pela beleza de seus salões e pela boa infraestrutura, conta com mais de 8 mil metros de galerias.

O ingresso custa R$3,00 por pessoa. O serviço de monitor é cobrado à parte.

A primeira exploração da caverna do diabo se deu em 1891 e foi realizada pelo pesquisador alemão Richard Krone. A Caverna foi então batizada com o nome Gruta da Tapagem, que significa lugar misterioso.Este deixou vários escritos que, anos depois, revelou uma das mais belas cavernas já encontradas em todo mundo,isto aconteceu por volta de 1964,data esta que surgiu o pseudônimo de Caverna do Diabo, que acabou se popularizando mais que seu verdadeiro nome.

O início da formação da caverna é apontado pelos pesquisadores como ocorrido no período pré-cambriano(aproximadamente 600 milhões de anos atrás). Na atualidade sabe-se que esta caverna possui mapeados quase 10 kilômetros de galerias e salões em seu interior, todos ricos em espeleotemas(formações de carbonato de cálcio).De toda esta área apenas 7% é aberta à visitação turística,quem visitá-la terá a oportunidade de ver uma grande amostra de raras formações com estalagmites, estactites, colunas, torres, travertinos, helectites e outras.

Algumas lendas foram responsáveis para o surgimento do nome Caverna do Diabo, como a dos índios que habitavam as proximidades da caverna que acreditavam que se alguém fosse atingido pelas gostas que pingam do teto, seria imediatamente transformado em pedra.Para eles, as estranhas formações geológicas que chamam atenção pela imensa beleza, eram pessoas e outros animais petrificados pelas malditas gotas.Os caboclos que , posteriormente, habitavam o local, acreditavam que os ruídos que se ouvia na entrada da gruta eram gemidos de almas penadas a receber os castigos do diabo.

As crianças desobedientes eram ameaçadas de serem deixadas nas redondezas da caverna como castigo pelas suas estripulias.


Voltar

PUBLICIDADE