Outdoor Training
TREINAMENTOS EMPRESARIAIS
TREINAMENTOS EMPRESARIAIS
Saiba um pouco mais sobre Treinamento Experiencial.
1) O que é Treinamento Experiencial?
A Educação Experiencial inclui qualquer atividade que retire o grupo (pessoas) do seu ambiente cotidiano (zona de conforto) através de atividades/desafios e assim inova o processo normal de aprendizado (zona de aprendizagem). Quando se implementa soluções para os desafios, são estimulados os caminhos do aprendizado emocional, social, profissional e psicomotor. - Zona de conforto é o ambiente familiar onde a pessoa se sente segura, um ambiente que ela conhece, que tem familiaridade, que é confortável, previsível (casa, trabalho, quarto, clube, etc). - Zona de aprendizagem (zona de esforço) é o lugar onde são aplicados os desafios, onde se trabalham os sentimentos, o psicológico, onde se encontram as oportunidades. As potencialidades são estimuladas através de dinâmicas ao ar livre, esportes de aventura, metáforas, desafios...
2) Quando e onde surgiu?
O idealista da Pedagogia Experiencial foi o judeu Kurt Hann, que ao migrar a Grã Bretanha, fugindo dos nazistas, deu continuidade a suas idéias.
A educação experiencial surgiu no Sul da Alemanha pós I Guerra Mundial com o intuito de trabalhar a autoestima dos jovens do país! Os jovens freqüentavam a escola no período da manhã, e faziam atividades na natureza no período da tarde. A idéia era trabalhar para que esses jovens se tornassem pessoas fortes e decididas para assim reconstruir o país que fora devastado na guerra. Depois da guerra um grupo de jovens criou a Outwar Bound para dar continuidade aos conhecimentos do Dr. Kurt Hann.
3) Qual o objetivo deste tipo de treinamento?
Oferecer a oportunidade para a prática de conceitos organizacionais, que fortaleçam líderes e equipes.
4) Quais os principais benefícios deste tipo de treinamento?
Para alcançar o sucesso em qualquer tipo de realização, é preciso que o objetivo seja buscado por todos. É preciso saber ensinar e aprender, liderar e ser liderado, criar e executar. Esse é o principal objetivo do treinamento - perceber o quanto cada um pode e deve fazer a diferença, utilizando todos os requisitos para um trabalho em equipe - iniciativa, respeito, comunicação, planejamento, criatividade, ousadia, coragem, liderança, confiança, entre outros.
Cada vez mais, as Empresas procuram novos programas, e esta procura reflete o fortalecimento e metodologia aplicados em suas diversas etapas de formação.
5) O Treinamento Empresarial é capaz de promover estas mudanças?
A mudança é resultado de reflexão e percepção do impacto gerado pelo comportamento atual.As atividades experienciais proporcionam a reflexão e estimulam a percepção dos benefícios e desvantagens de alguns comportamentos. Essa reflexão inicia um processo interno de melhoria e conseqüentemente mudança.
A motivação precisa ser alimentada diariamente. No treinamento são abordados como podemos ver os fatos positivos e motivadores existentes no nosso dia-a-dia. Mas, caso não haja manutenção pode se perder alguns conceitos praticados no treinamento.
6) Como as atividades contribuem com o desenvolvimento profissional de uma pessoa?
Contribui no momento que proporciona a vivencia prática e confronta com o dia-a-dia. Assim é possível perceber em que conceito ou comportamento agir para se desenvolver.
Todas as atividades são elaboradas de forma que exija a participação de todos para chegar ao resultado. Não há solução individual, o que vem a reforçar e consolidar os requisitos de trabalho em equipe.
NOSSA EMPRESA
Visão
A valorização humana através da potencialização do autoconhecimento, das competências e habilidades, através de mudanças de comportamento, de atitudes e da forma de pensar.
Valores
Estímulo da conquista do autoconhecimento, auto-estima, conceitos, troca de experiências, na busca do equilíbrio do ser humano. Corpo, mente e espírito equilibrados traduzem um bom desempenho profissional e pessoal.
Missão
Oferecer atividades vivenciais e educacionais planejadas e orientadas para fortalecer o autodesenvolvimento e autoconsciência sócio-ambiental com segurança e qualidade pedagógica visando o respeito a si mesmo, ao seu próximo e ao meio ambiente.
Possuímos uma solução na área de educação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e sócio ambiental de acordo com as necessidades do público-alvo a ser atendido. Nossos serviços e programas compreendem:
- Palestras sobre Educação Ambiental e Pedagogia Experiencial
Meio Ambiente
Desenvolvimento Sustentável
Qualidade de vida
- Treinamento e Desenvolvimento Experiencial
Liderança, Trabalho em Equipe, Equipe de Alto Desempenho, 7 Hábitos e suas competências essenciais, entre outros temas afins ao desenvolvimento organizacional.
O individuo e os grupos são estimulados a desenvolver habilidades como: Criatividade, visão sistêmica, comunicação, flexibilidade, liderança, integração, destemor, arrojo e solução de problemas, negociação, foco, persistência, como outros.
NOSSA METODOLOGIA EXPERIENCIAL
Nosso método pedagógico utiliza como base cientifica para o desenvolvimento dos programas educacionais a Pedagogia Experiencial, e os conceitos e práticas da educação ambiental (Agenda 21).
Nas atividades é exigida do participante uma atuação de corpo e alma, na qual será necessário utilizar seu conhecimento, lidar com emoções diante dos desafios, interagir com pessoas e desenvolver o potencial de analisar problemas e viabilizar soluções e, enfim, de implementá-las.
Etapas para Avaliação
1) Análise de Perfil e Diagnóstico Inicial
- Através de uma primeira visita a Empresa, são definidos em conjunto, os objetivos e metas.
- É necessário que haja uma atividade para que se possa ter o Perfil dos participantes. Um Projeto de Treinamento Específico e Personalizado será desenvolvido após esta primeira análise.
2) Atividade de Campo
Nossas atividades ao Ar Livre são conduzidas por monitores ambientais especializados. A partir do registro de comportamento de cada participante, será desenvolvido o processo de treinamento específico.
Neste Processo de Treinamento, durante ou após as atividades, os participantes podem receber um diagnóstico pessoal para que possam reconhecer e trabalhar suas deficiências e potencializar suas capacidades.
3) Relatório
Quando necessário podem ser produzidos relatórios com diagnósticos individuais e ou de grupos, além de propostas de outros programas de treinamento ou intervenção.
4) Conceitos
- Em todas as atividades os grupos são pequenos e não excedem à20 pessoas para cada instrutor e um assistente.
- Os desafios são apresentados gradativamente e orientados por instrutores, facilitando a compreensão das condições técnicas, materiais e psicológicas, do indivíduo e da equipe no ambiente.
- No trabalho em equipe ou individual, construímos uma ética de respeito e solidariedade através de serviços e atitudes de conservação ambiental, procurando sempre deixar o local e a comunidade em melhores condições do que as encontramos.
- A segurança e integridade do grupo são fator preponderante para o desenvolvimento das atividades. Antes de toada atividade, os riscos e situações inesperadas são analisados para garantia e a segurança quanto aos imprevistos.
"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e eu talvez me lembre. Envolva-me e então eu compreenderei."
A citação acima, atribuída a Confúcio, traduz de forma simples e objetiva o grande diferencial de um seminário experiencial.
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