Dicas
DICAS SOBRE O USO DO PNEU OFF-ROAD
Com o tempo fomos consultando os campeões e experientes do off-road e ganhando experiência própria na escolha de um bom pneu.
Quantos pódios e quantos passeios frustrados por conta de um pneu? Quem não passou por isso, provavelmente não se aventurou o suficiente ou nunca pilotou um 4x4. Qual o pneu mais adequado para o seu 4x4? Sob que condições um pneu é melhor do que o outro? Lama, piçarra ou areia, qual pneu reage melhor a estas condições? Qual a calibragem certa? São perguntas que estreantes e veteranos do rali fazem a todo o momento. Ao contrário do que se espera, não existem respostas precisas ou únicas para cada uma dessas perguntas. Quando adicionamos o componente humano (piloto ou motorista) à equação tipo de pneu versus tipo de terreno, comprometemos a teoria dos fabricantes e seus códigos alfa numéricos, normalmente colocados na parte lateral externa dos pneus. Pouca gente se importa em ler os códigos gravados nos pneus, tais como LT225/75R16 63H M+S (light truck ou utilitário leve, seguido da largura do pneu em milímetros / a relação entre largura e altura da lateral comparada à largura da banda, o R de construção radial seguido do diâmetro do aro medido em polegadas, 63 sendo a taxa de carga do pneu, seguido das letras S, T ou H que indicam os níveis de aquecimento do pneu a uma determinada velocidade, sendo S=180km/h, T=190km/h e H=210 km/h. Por último, M+S mostra que o pneu é adequado a qualquer das estações do ano). Por essas e outras é que gosto de falar em "dicas", dicas não carregam a precisão científica dos manuais, porém, transmitem um pouco da experiência em off-road que se soma ao variado cardápio de outros bem mais experientes pilotos e navegadores. Talvez um segredinho infalível seria "teste você mesmo". Lembro-me dos primeiros ralis, enfrentando de cara as águas, os mangues, as areias, as pedras e o terrível massapê nas provas do Cearense e Piocerá, sem muita noção, e com o bolso curto, comprei um jogo de pneus MUD de uma determinada marca, cujas laterais mais pareciam uma folha de papel, daí, bastaram alguns quilômetros de pista para as cortantes e inesperadas lajotas de pedras rasgarem pelo menos 3 pneus só no primeiro dia. Dois erros cometidos, primeiramente o barato que saiu caro na compra de um pneu frágil que, embora fosse MUD, tinha uma lateral muito fina e frágil. O segundo erro foi utilizar uma calibragem menor que 25lbs, considerada baixa para uso em regiões com muita pedra. Um pneu é simplesmente uma caixa flexível de ar comprimido que suporta o peso do veículo, empurra a massa do veículo para frente, de lado, para trás, estanca o veículo e ainda protege a carroceria e a coluna do piloto das imperfeições do terreno. O pneu inadequado ou o seu mal uso pode provocar acidentes e prejuízos incalculáveis. Com o tempo fomos consultando os campeões e experientes do off-road e ganhando experiência própria na escolha de um bom pneu. Por exemplo, quando ouvi que o pneu MUD seria o melhor para a areia, perguntei-me, porquê os buggys utilizavam pneus quase slicks (lisos)? Por serem largos ou lisos? Bem, não foi difícil constatar o que seria melhor para o caso da areia. O clássico vídeo sobre a escalada de um buggy numa parede de areia comprova que alcançar o topo só foi possível graças a potência do motor, destreza do piloto e o uso de pneus do tipo cross com raios na banda de rodagem que mais parecem pás. Por outro lado, em situações planas e de baixa velocidade em areia ou dunas, o pneu MUD e seus cravos ou garras sobressalentes são mais propensos a atolar devido ao efeito cavador. Um pneu AT (Todo Terreno), de banda de rodagem mais lisa e mais largo mantém o carro na superfície da areia sem muita resistência, mesmo em baixa velocidade. Em caso de um simples passeio pelas dunas ou areia mais fofa, a dica fundamental é usar uma calibragem em torno da metade ou dois terços do que se usa normalmente em asfalto.
Por Armando Bispo
Referência: O Povo
Voltar