Dicas
HELENA DEYAMA E TOYOTA ENSINAM TÉCNICAS DE DIREÇÃO OFF-ROAD
Com o aumento da procura por veículos 4x4, o consumidor apaixonado por modelos off-road nem sempre sabe explorar todas as potencialidades que um ...
03.08.09
A experiente piloto dá dicas e transmite todo seu conhecimento para usuários que querem utilizar todos os recursos que os carros 4 x 4 oferecem, mas não sabem como.
Com o aumento da procura por veículos 4x4, o consumidor apaixonado por modelos off-road nem sempre sabe explorar todas as potencialidades que um veículo deste segmento pode proporcionar. Pensando nisso, a Toyota convidou a piloto de rali Helena Deyama para dar dicas seguras de direção 4x4 e, assim, estimular o consumidor a fazer melhor uso do sistema 4x4 dos modelos picape Hilux e utilitário esportivo SW4.
Pesquisa da montadora estima que, em média, os proprietários de modelos com tração nas quatro rodas, principalmente os residentes em centros urbanos, utilizam o recurso durante menos de 15% do tempo em que detêm a picape ou o utilitário esportivo.
Feliz com o convite, Helena espera conseguir transmitir todo seu conhecimento. "Para mim é muito gratificante a oportunidade oferecida pela Toyota, em parceria com a OGZ, de compartilhar minha experiência como piloto de rali nestas dicas de técnicas para off-road", declara a piloto, que tem 15 anos de experiência em competições, tendo disputado dez etapas do Rali dos Sertões.
Com a popularização dos modelos deste segmento, as vendas da picape Toyota Hilux tiveram crescimento acumulado de 49% nos últimos três anos e, apenas no primeiro semestre de 2009, os resultados da comercialização do modelo já superam em 31% os resultados registrados no mesmo período de 2008. Soma-se isso o fato de que mais de 82% das vendas da Hilux se referem a versões com tração nas quatro rodas.
Mas, mesmo com este crescimento nas vendas, muitos dos usuários desconhecem as vantagens que um modelo fora-de-estrada pode oferecer. "É comum proprietários de modernos 4x4 não utilizarem todos os recursos oferecidos pelos mesmos por simples falta de conhecimento. Mas, ao aprenderem o que eles podem fazer se bem utilizados, irão desfrutar de muito prazer e liberdade com seus veículos, mas sempre de maneira muito segura", conclui Helena.
Siga as dicas oferecidas por Helena Deyama, tenha cautela e divirta-se:
1) Definição de 4x4 - veículo cujas todas as quatro (ou seis, ou oito) rodas têm a função de alavancar sua movimentação.
2) Tipos de Tração 4x4 - Optativo ou Part-Time: O veículo pode optar por manter a tração nas duas rodas traseiras e engatar o 4x4 quando necessário, para suplantar terrenos irregulares e/ou sem aderência. Nesse caso, o 4x4 não deve ser usado em terrenos sem muito atrito. No caso da picape Hilux, é possível passar de 4x2 para 4x4 com o veículo em movimento, com velocidade de até 80 km/h.
Permanente ou Full Time: Este é o caso do utilitário esportivo SW4, que funciona com tração nas 4 rodas o tempo todo. O modelo da Toyota conta ainda com três diferenciais: central, traseiro e dianteiro. O diferencial é a peça responsável por transmitir a força do conjunto mecânico (motor e câmbio) para as rodas. O sistema de tração permanente do SW4 é inteligente e transfere a força do motor/câmbio para cada eixo, por meio do diferencial central, de acordo com o que é exigido pelo terreno. O sistema também permite que o motorista, de dentro do carro, bloqueie o diferencial central, dividindo a força do conjunto mecânico em 50% para cada eixo.
Reduzida: Dobra a potência emitida pelo motor e câmbio para as rodas. Funciona por meio de duas engrenagens diferentes, com o motor girando em rotações mais altas, mas faz menos força, privilegiando o torque.
3) Como engatar o 4x4 - De H2 (tração em duas rodas) para H4 (tração nas quatro rodas): Este caso se aplica a veículos com tração Part-Time (Hilux). Reduza a velocidade a 80 km/h, no máximo, e mova alavanca seguindo para a posição indicada. O desengate é realizado da mesma maneira.
De H4 para L4 (Reduzida): Pare o veículo, coloque em ponto morto e mova a alavanca para a posição indicada. O desengate deve ser feito da mesma maneira.
Bloqueio de diferencial: No caso do SW4, é possível bloquear o diferencial com o carro parado, tanto nas posições de tração H4 e L4.
4) Conhecendo seu veículo - Ângulo de Entrada: É formado por uma linha imaginária que liga a roda dianteira ao pára-choque dianteiro do carro. Tem como função limitar o acesso a determinados obstáculos.
Vão Central: É o ângulo formado pelas rodas dianteiras e traseiras e a altura do chassi. Ao respeitá-lo, você evita que o assoalho toque o chão e seu veículo fique preso como uma gangorra.
Ângulo de Saída: É a linha imaginária formada pelas rodas traseiras e o pára-choque traseiro do veículo. Atente-se a ele para não raspar seu carro no chão ao sair do obstáculo.
Capacidade de Submersão: É a capacidade que o veículo tem de transpor trechos alagados sem ficar preso.
Medidas off-road Modelos Toyota :
Medidas.............Hilux........................ SW4
Ângulo de entrada........ 30º.............. 30º
Ângulo de saída........... 26º............... 25º
Vão Central.............. 292 mm.......... 220 mm
5) Tipos de Pneus e seu Uso - Original (100% Asfalto): Possuem sulcos pequenos e são os que requerem maior cuidado na prática do off-road. Se sua opção for por uma trilha mais pesada, substitua-os.
AT (50% Asfalto/50% Off-road): São pneus mistos, com sulcos mais salientes que os originais e proporcionam desempenho satisfatório em qualquer situação.
MUD (80% Off-road/20% Asfalto): Só adequados para quem for praticar off-road muito pesado. No asfalto, elevam o consumo e provocam muito ruído.
6) Calibragem dos Pneus:
Tipo de Solo.................. Calibragem...................................................................Aderência
Areia............Pressão 20% < que o recomendado pela fábrica......Aumenta a superfície de contato com o sol
Lama......... Pressão 20% < que o recomendado pela fábrica ......Aumenta a superfície de contato com o solo
Pedras/Rocha.... Pressão 20% > que o recomendado pela fábrica....Pneu fica mais resistente a choques contra pedras pontiagudas
7) Transpondo Obstáculos (Dicas Básicas): Subidas: Não recorra demais aos pedais de freio/acelerador/embreagem. Mantenha velocidade constante. Não troque de marcha, para não perder o embalo.
Descidas: No caso de descida, analise o trecho e o faça, de preferência, em reduzida. Utilize o freio motor. Se o carro deslizar, utilize o acelerador com leves toques até recuperar a tração.
Importante: Suba ou desça rampas de frente. NUNCA faça a transposição de obstáculos com o veículo na diagonal.
Lama: Inspecione o local. Com um pedaço de madeira, verifique a profundidade do lamaçal. Fique atento, pois o caminho escolhido por outros motoristas é sempre o mais seguro. Tente passar pelos trechos mais críticos com o carro embalado. Se o veículo começar a patinar, interrompa a manobra. Não exagere na rotação do motor.
Areia: Circule pela faixa mais dura, pois é a que oferece maior sustentação ao veículo. Ao atravessar dunas, veja o que há do outro lado. Entre na duna embalado e acelerando firme. Se não conseguir transpor o obstáculo na primeira tentativa, volte de ré, com cuidado, e tente novamente. Também não entre com o veículo inclinado.
Inclinação lateral: Certifique-se que não há nenhum obstáculo. Qualquer pedra ou tronco em uma situação de inclinação lateral fará com que o veículo se desequilibre e capote. Mantenha velocidade constante. Procure um trilho. Se o carro começar a desgarrar e você sentir que há risco de tombamento, vire o volante para a parte mais baixa da trilha, assim, você apoiará as rodas no eixo dianteiro e retomará o controle da situação.
8) Dicas Gerais: Antes de ir para a trilha, o proprietário de um modelo 4x4 deve checar o estado geral do seu veículo. Verifique o estado dos pneus e amortecedores, nível do óleo do motor, alinhamento e balanceamento de direção e também se todos os recursos do sistema de tração estão funcionando.
Conheça o que seu veículo pode oferecer. Os manuais do proprietário contêm geralmente dados sobre ângulo de entrada, ângulo de saída, vão central e capacidade de submersão do modelo. Tais informações serão de fundamental importância.
Nunca vá para uma trilha sozinho.
Perfil: A Toyota do Brasil Ltda conta com 3.200 colaboradores em suas unidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Guaíba (RS). Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 285.000 colaboradores em todo o mundo. [sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br ]
Referência e Foto da matéria: www.revistafator.com.br
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