Notícias
AVENTURA ESPECIAL EM BROTAS - CACHOEIRISMO
Localizada no centro do Estado de São Paulo, Brotas é o paraíso do ecoturismo e da prática de esportes de aventura.
09.02.10
Há alguns anos, uma pessoa com deficiência procurar uma atividade de aventura para praticar era excepcional e curioso. Hoje essa realidade mudou e o aventureiro especial já conta até com agências adaptadas.
Localizada no centro do Estado de São Paulo, Brotas é o paraíso do ecoturismo e da prática de esportes de aventura. Por sua natureza privilegiada, com inúmeras cachoeiras, um verde exuberante e o Rio Jacaré-Pepira que corta a cidade, em Brotas ninguém fica parado.
Toda a cidade é voltada a proporcionar ao aventureiro especial dias inesquecíveis, com muito prazer, alegria, adrenalina e segurança.
RAFTING
Uma equipe no bote remando em sincronismo e driblando os obstáculos que o rio apresenta. O instrutor passa os comandos para vencer uma corredeira, que pode apresentar diversos níveis de dificuldade e até variações do mesmo rio, pois ele se altera conforme o nível das águas.
A equipe toda trabalha para ultrapassar as pedras e degraus, principalmente dominando o bote para que ele não vire e faça as manobras. O contato com a água e a natureza garante a esse esporte uma sensação incrível, acrescida de muita emoção. Mesmo com pouca mobilidade de tronco é possível encarar, pois dá pra sentar entre duas bisnagas, que dá mais equilíbrio, passar uma fita na cintura, ou até mesmo sentado no piso do bote. O importante é se acomodar de forma que fique na posição correta durante toda a descida. As corredeiras são classificadas de nível I a VI.
COMO CHEGAR
Brotas está no centro do Estado de São Paulo, a 261 km da capital. Saindo de São Paulo. deve-se seguir pela Rodovia Bandeirante até Piracicaba. Seguir placas para São Pedro. Pegar BRO-040 até Brotas.
O bairro do Patrimônio está ha 20 km do centro de Brotas, mas é onde estão as cachoeiras mais bonitas da região.
Também há ônibus direto de São Paulo
O QUE LEVAR
Boné ou chapéu
Calçado confortável
Máquina fotográfica
Mochila
Protetor solar e labial
Repelente
Roupas leves
Roupa de banho
CASCADING
É a descida de uma cachoeira, utilizando a técnica do rapel. Neste esporte a descida é feita diversas vezes na mesma cachoeira. (Diferente do canyoning, que envolve mais de uma atividade. Por exemplo, desce a cachoeira, caminha, nada, salta ou escala para descer outra). O contato direto com a natureza, água, rocha, planta etc., proporciona uma sensação incrível.
Para quem tem a mobilidade reduzida, a maior dificuldade é no início da cachoeira, quando é necessário dar alguns passos de costas, encontrando apoio para os pés. Mas é possível começar a descer sentado, apoiando as mãos.
Apesar de parecer mais difícil quanto mais negativa (sem parede para se apoiar) a cachoeira, melhor. É só relaxar, curtir o visual e ir descendo. Se faltar mobilidade nos braços, o instrutor pode controlar a descida.
LEMBRE-SE SEMPRE QUE TODO ESPORTE TEM SUAS NORMAS E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA E DEVE SER ORIENTADO E SUPERVISIONADO POR INSTRUTORES EXPERIENTES. ESTES DEVEM AVALIAR AS NECESSIDADES DE CADA UM E FAZER AS DEVIDAS ADAPTAÇÕES.
Dada Moreira
É fundador e presidente da ONG Aventura Especial, que criou o Turismo de Aventura Adaptado. É consultor em acessibilidade no turismo.
dadamoreira@aventuraespecial.org.br
PARA SABER MAIS SOBRE A CIDADE DE BROTAS E TODOS OS SEUS ATRATIVOS, ACESSE EM NOSSO PORTAL:
http://www.guiadecachoeiras.com.br/conteudo_cidades.php?cod_cidade=30&cod_tipo=1&cidade=BROTAS
Referência: www.areadetreino.com.br
Voltar