Notícias

ESPELEOINCLUSÃO EM PARQUE ESTADUAL
Caverna do Diabo é avaliada pela Sociedade Brasileira de Espeleologia
26.03.10
O Parque Estadual Caverna do Diabo, depois de ganhar, neste mês, um plano de manejo e melhorias em sua infra-estrutura, teve a visita da Comissão de Espeleoinclusão da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). A intenção foi avaliar especificamente as estruturas de acesso aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE´s) no interior da Gruta da Tapagem (mais conhecida como Caverna do Diabo).
Na próxima edição da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Rea Tech), que acontece entre os dias 15 e 18 de abril no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a SBE vai apresentar o trabalho realizado na Caverna do Diabo. O objetivo é atrair parceiros para realização de estudos mais aprofundados ou a criação de equipamentos auxiliares para a visitação dos PNE´s nas cavernas daquela região do Estado de São Paulo.
Para a cadeirante Érica Nunes, que coordenou a comissão da SBE, "a caverna é uma beleza impressionante e já possui no interior algumas facilidades como iluminação artificial, espaço físico amplo e piso regular", disse. Na área externa ela também algumas adaptações importantes como rampas no centro de visitantes e sanitários. A única ressalva, no interior da caverna, diz respeito a algumas escadas irregulares e em curvas.
Segundo o gestor do Parque Caverna do Diabo, Josenei Gabriel Cará, que acompanhou o trabalho da comissão da SBE, a questão da acessibilidade foi amplamente discutida durante a elaboração do Plano de Manejo Espeleológico. Para ele, a visita da SBE ao parque trará subsídios para os estudos de adaptações de acessibilidade aos PNE´s.
Referência: http://eptv.globo.com/emissoras/emissoras_interna.aspx?292836
Voltar