Curiosidades
CURIOSIDADES SOBRE A CANOAGEM E O REMO
Saiba tudo sobre estes dois esportes que vêm conquistando um espaço cada vez maior no cenário dos Esportes Radicais.
A canoagem como esporte surgiu sem querer. É que a canoa sempre foi utilizada para suprir as necessidades do homem. A idéia foi tão boa que um canadense levou para a Europa e o esporte logo se tornou conhecido.Procure sempre uma escola especializada. Além de ter todas as noções básicas você poderá tirar todas as dúvidas com instrutores especializados.A prova mais tradicional do remo é a disputada entre as universidades de Cambridge e Oxford. Desde 1829 é realizada todos os anos no rio Tamisa.Até hoje não se sabe quem foi o inventor do carrinho. Ingleses e americanos atribuem para si a invenção do acessório que mudou completamente o destino do remo.
Atletas da Canoagem
Sebastián Cuattrin é o maior nome da canoagem no Brasil. Apesar de ter nascido na Argentina, o atleta é naturalizado brasileiro, já que chegou ao Brasil quando tinha apenas cinco anos de idade. Cuattrin iniciou sua carreira como canoísta em 1987, com 13 anos de idade, nas águas do Rio Doce. No começo, seus pais não o deixavam entrar no rio, pois achavam muito perigoso. Mas isso não foi um obstáculo para o atleta. Um certo dia, o atleta saiu de casa prometendo que voltaria em alguns minutos. Naquele dia estava acontecendo o 1º Encontro Mineiro de Canoagem, perto de sua casa. Seus pais, já preocupados, foram procurar o filho e o encontraram remando num caiaque. Desse dia em diante, foi proibido terminantemente de voltar ao rio, mas Sebastián desobedeceu e continuou praticando às escondidas. Seus pais só permitiram que o atleta praticasse a canoagem quando ele começou a treinar na equipe "A Mansulada", que era formada somente por pessoas adultas, mas que acabaram adotando o remador como o mascote da turma.Sua determinação o levou a conquistar diversos títulos, e hoje, o atleta conta com mais de 100 títulos brasileiros, cinco medalhas de ouros em Copas do Mundo, quatro participações em Jogos Olímpicos, entre outros títulos.O atleta atualmente treina em Londrina, Paraná, no Centro Olímpico de Canoagem de Velocidade, com uma infra-estrutura fornecida pelo Clube de Regatas Vasco da Gama, o Iate Clube de Londrina e pela Confederação Brasileira de Canoagem.
Equipamentos da Canoagem e do Remo
Existem diferentes tipos de material para a canoagem e o remo, variando de acordo com cada categoria. Na Slalom, por exemplo, o caiaque tem que ter uma grande resistência além de uma boa hidrodinâmica para enfrentar as descidas. Nessa categoria são utilizados canoas e caiaques.Já na categoria velocidade, a embarcação é feita para conseguir chegar à linha de chegada o mais rápido possível. Os materiais são mais leves e toda a hidrodinâmica é feita pensando na velocidade. Também competem canoas e caiaques.
História da Canoagem
A canoagem nasceu na Groelândia, onde canoas serviam de veículo de pesca e trabalho aos esquimós. Existem registros também de que no século XVI índios americanos utilizavam canoas feitas de madeira e peles para retirar seu alimento dos rios e lagos.Caiaque, na língua local da Groelândia, significa "barco de caçador", e seu uso era permitido somente aos homens, que empregavam ossos de baleia, peles e tripas de focas para a construção da embarcação.Posteriormente, na América do Norte, surgiram as versões conhecidas como "canoas canadenses", embarcações feitas com troncos vazados. A canoagem como é conhecida hoje tem influência de 1864, quando o escocês MacGregor percorreu os rios da Inglaterra com seu caiaque Rob Roy. No Brasil, a canoagem surgiu como esporte informal no ano de 1943, através de um imigrante alemão, José Wingen, que construiu uma embarcação de madeira parecida com as que ele utilizava durante sua infância quando competia num clube da Alemanha. Mas foi nas décadas de 70 e 80 que a canoagem teve um avanço com a chegada dos primeiros caiaques em fibra de vidro trazidos da Europa e da Argentina. A Confederação Brasileira de Canoagem foi fundada em 1988 e apesar de ser uma confederação relativamente nova já está conseguindo resultados expressivos na esfera internacional.
História do Remo
Apesar de toda a história, desde os egípcios, o remo só passou a ser considerado um esporte a partir da metade do século XIX.Algumas regatas aconteceram antes dessa data, mas foi mesmo nessa época que o esporte tomou forma. As universidades inglesas de Cambrigde e Oxford adotaram o remo e, em 1829, realizaram a tradicional regata que anualmente revive, no Rio Tâmisa, os primórdios do remo.A partir daí o desenvolvimento foi rápido e as novas tecnologias aperfeiçoaram a maneira de como o esporte é praticado. Novas categorias foram surgindo, de acordo com o número de competidores.O remo se tornou um esporte olímpico em 1900. Na América do Sul, o Brasil e a Argentina disputam a hegemonia do esporte. Nos campeonatos olímpicos os argentinos têm melhores resultados e levam ligeira vantagem.
O que é a Canoagem
A partir da necessidade do homem nasce um esporte. Essa é a história da canoagem, um esporte olímpico que por toda sua tradição e organização é tido como um dos principais no mundo dos esportes.A habilidade com as canoas é uma técnica que vem sendo aperfeiçoada por muitos povos, mas o esporte canoagem é recente e tem sua origem na América.A canoagem participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos na Alemanha, em 1936, se mantendo até hoje.No Brasil quem regulamenta o esporte é a CBC (Confederação Brasileira de Canoagem). Ela é a responsável por organizar as competições e determinar os campeões de cada modalidade.Para o presidente da Federação Paulista de Canoagem, Oswaldo Roman Espósito, o esporte tem tido um grande crescimento nos últimos anos apesar do pouco investimento. "Temos grandes atletas, mas ainda falta um apoio maior dos patrocinadores. Competimos com potências que estão no topo há 50 anos, como Hungria, Itália e Alemanha. Mesmo assim estamos fazendo um bom papel".
O que é o Remo
Remo é o ato de deslocar um barco com ou sem timoneiro pela força muscular de um ou mais remadores, usando remos como alavancas e sentados de costas para a direção do movimento do barco". Essa definição é dada pela Associação Brasileira de Remo, órgão máximo do esporte no País.Toda a tradição do remo não é por acaso. O esporte foi utilizado como arma de guerra e grande aliado do comércio durante muitos séculos, além de ser um dos esportes prediletos entre a nobreza.
Onde praticar a Canoagem e o Remo
O Brasil é um país privilegiado para a prática da canoagem já que desfruta de uma grande diversidade natural, em rios e lagos, além da costa com mais de 7 mil km de extensão.Existem escolas especializadas por todo o país que dão a base e conhecimento necessário para quem está iniciando no esporte. Para quem está iniciando o ideal é procurar um local com águas mais calmas, pois assim estará facilitando sua adaptação a embarcação.
Quem pode praticar a Canoagem e o Remo
Um esporte que pode ser praticado por toda a família, desde que sejam respeitados todos os itens de segurança. Para o presidente da Federação Paulista de Canoagem, Osvaldo Roman Espósito, a idade ideal para iniciar nos esportes é a partir dos oito anos de idade. "Temos além da parte prática, toda uma técnica teórica que é melhor assimilada a partir dessa idade".Pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou de coluna devem consultar um médico antes de praticar. Além disso, se a pessoa está acima do peso, poderá enfrentar problemas na hora de voltar ao barco.É sempre bom estar em forma para a prática de qualquer esporte, e com a canoagem não é diferente. Para quem procure uma alternativa para manter a saúde o esporte é ideal.
Referência: click aventura
Voltar