Informe seu e-mail para receber nossa Newsletter:

Newsletter:

Dados Gerais

Parque: PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA


 

O Parque Estadual da Pedra Branca é a maior floresta em área urbana do mundo está circundado pelos bairros de Guaratiba, a oeste, Bangu e Realengo ao norte, Jacarepaguá a leste, Barra da Tijuca a sudoeste e sul, Recreio dos Bandeirantes e Grumari ao sul e Campo Grande a noroeste, São 12500 ha, com cerca de 80 km por perímetro.

 

Altitude

Tem no Pico da Pedra Branca o seu ponto culminante, com 1024m de altitude, o que significa dizer que representa o centro geográfico do município do Rio de Janeiro.

 

A Fauna

Um inventário da fauna indicou que existem pelo menos 220 espécies de aves, 79 de mamíferos, 38 de répteis e 12 de anfíbios, alem de espécies de peixes e invertebrados. Várias espécies encontradas no parque estão ameaçadas de extinção. A conscientização a importância dos animais e suas inter-relações com o meio em que vivem são fundamentais para o conhecimento das espécies.

 

A Flora

A cobertura florestal é predominantemente secundária, ou seja, áreas onde já ouve algum tipo de interferência, como a retirada de madeiras nobres, porém com a presença de formações primárias ou em estado avançado de regeneração. Existem 218 espécies de vegetais. Incluindo muitas Bromélias e Orquídeas.

 

Hidrografia

São 8 bacias principais e 63 micro bacias recebendo as águas das Serra do Quilombo, Santa Bárbara, Rio Pequeno e da própria Pedra Branca. Parte dessa importante rede hidrográfica contribui para o abastecimento de água da região circunvizinha.

 

Patrimônio Cultural

Na área do Parque e áreas vizinhas existem, ainda hoje, importantes exemplares do patrimônio arquitetônico que relembram a história da região. Destacam-se A Capela de São Gonçalo do Amarante, construída por Gonçalo Correia de Sá em 1625 na localidade do Camorim; A Igreja de Nossa Senhora de Monserrat, de 1776, edificada pelos Monges Beneditinos em Vargem Grande e a Igreja Nossa Senhora da Conceição e São Boaventura, construída por volta de 1730 pelo dono do engenho do Rio Grande, onde hoje é conhecido como Largo da Capela.

 

Clima e Temperatura

A temperatura média anual é alta, acima de 22º C, no verão varia de 30º C a 32º C, atingindo valores absolutos próximos dos 40º C. Em locais de mata fechada, a temperatura permanece na faixa de 25º C em dias quentes. O Inverno é ameno com médias acima de 18º C, mas nos pontos mais altos a temperatura pode beirar os 10º C.

 

A pluviosidade varia de 1500 a 2500 mm, sendo os períodos mais chuvosos no verão e os mais secos no inverno. A variação micro climática é resultante da proximidade do mar, além da influência de núcleos urbanos em direção às encostas e do abusivo processo de desmatamento.

 

 

 

Voltar

PUBLICIDADE